Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ONAD-CV realiza hoje sessão de esclarecimento online para autarquias

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) realiza hoje uma sessão de esclarecimento online destinada às câmaras municipais, no âmbito da aprovação da   lei que estabelece o regime jurídico da luta contra a dopagem no desporto.

A ONAD-CV justifica a realização dessa sessão de esclarecimento enaltecendo o papel das   câmaras municipais como “grandes impulsionadoras” e organizadoras de eventos desportivos nacionais, nas diferentes modalidades desportivas.

“Esclarecer os pontos da lei antidopagem, que se lhes referem, apresenta-se como fundamental, a fim de contribuírem para o seu cumprimento e proteção do desporto limpo”, frisa a organização antidopagem, em nota  imprensa.

Ainda no âmbito da socialização dessa lei, a ONAD-CV manteve encontros com a ministra da Justiça, Janine Lélis, com o director Nacional da Policia Judiciária, António Sousa, bem como com as federações desportivas e os comités Olímpico e Paralímpico.

A lei, aprovada por unanimidade na sessão parlamentar do mês de Julho, vai estabelece as bases legais para a sua actuação e aprovação, “condição sine quo non” para a afirmação de Cabo Verde e como um País livre de dopagem e que promove o jogo limpo.

Criada a 21 de Fevereiro de 2017, a ONAD-CV já realizou 82 controlos de dopagem, sendo 56 em 2019 e 26 em 2020, e o objectivo, conforme prognosticou Emanuel Passos, é chegar a 180 controlos

A ONAD-CV é a autoridade responsável que aplica qualquer fase do procedimento de controlo de dopagem em Cabo Verde.

No ano passado, a organização foi aceite como membro observador da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa.

OM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos