Cidade da Praia, 28 Fev (Inforpress) – A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) reúne-se esta quarta-feira com todas instituições desportivas para apresentar o seu Plano Estratégico 2023/2025, e reforçar o engajamento de todas as federações na luta contra a dopagem.
A (re)acreditação do Laboratório de Análise de Dopagem de Lisboa é referenciado pela ONAD-CV como essencial para esta organização materializar um dos grandes objectivos, a introdução do passaporte biológico (recolha de amostra de sangue).
Para isto, considera-se que “requer maior articulação, engajamento, e partilha de informações da parte das federações desportivas, Comité Olímpico e Paralímpico, bem como organizadores de eventos desportivos nacionais”.
No encontro desta quarta-feira, numa das unidades hoteleiras de Palmarejo, a ONAD-CV vai proceder a apresentação do “Regime jurídico da luta contra a dopagem no desporto em Cabo Verde”, a exibição do Plano Estratégico 2023/2025, bem como dar conhecer as partes para a responsabilidade das federações na luta contra a dopagem no desporto.
Para o encontro foram convidadas todas as federações desportivas nacionais, o Comité Olímpico Cabo-verdiano e o Comité Paralímpico Cabo-verdiano, dado a “premente necessidade de envolver todos os agentes desportivos na luta contra a dopagem no desporto em Cabo Verde”.
SR/CP
Inforpress/Fim