Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

OMS declara fim da segunda epidemia de Ébola na Guiné-Conacri

Nzérékoré, Guiné-Conacri, 19 Jun (Inforpress) – A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Guiné-Conacri anunciaram hoje em Nzérékoré o fim da segunda epidemia de Ébola naquele país, cinco meses depois de a doença ter reaparecido.

“Tenho a honra de falar neste dia de declaração do fim da doença pelo vírus Ébola” na Guiné-Conacri, declarou o responsável da OMS, Alfred Ki-Zerbo, durante cerimónia oficial em Nzérékoré, onde a doença reapareceu no final de Janeiro.

“Gostaria, em nome do Chefe do Estado (Presidente Alpha Condé), de declarar o fim do ressurgimento da doença do vírus Ébola na República da Guiné-Conacri”, indicou, por sua vez, o ministro da Saúde daquele país, o clínico geral Rémy Lamah.

Dezasseis casos foram confirmados e sete apontados como prováveis foram identificados durante esta última epidemia na Guiné-Conacri. Onze doentes recuperaram e 12 morreram, de acordo com um comunicado da OMS hoje publicado.

Um balanço anterior dado na quinta-feira apontava para cinco mortos.

A epidemia de 2021 foi rapidamente derrotada por comparação com 2013-2016, altura em que se propagou à Libéria e Serra Leoa.

Entre o final de 2013 e 2016, a pior epidemia do mundo desde a identificação do vírus em 1976 matou mais de 11.300 pessoas, sobretudo na Guiné-Conacri (2.500 mortos), Libéria e Serra Leoa, três dos países mais pobres do mundo.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos