Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

OMS decide anular nomeação de Mugabe como embaixador da boa vontade

 

Redação, 22 Out (Inforpress) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que decidiu anular a nomeação do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, como embaixador da boa vontade da organização, após várias críticas a esta escolha.

“Ouvi cuidadosamente todos os que expressaram preocupação e as distintas questões que foram manifestadas”, disse o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa declaração escrita.

“Nos últimos dias reflecti sobre a nomeação (…). Como tal decidi revogar a nomeação”, acrescenta o responsável máximo da OMS.

A nomeação de Mugabe como embaixador da boa vontade da OMS, anunciada esta semana, suscitou a indignação de activistas que consideram que o sistema de saúde do Zimbabué colapsou durante o regime autoritário de Mugabe, que está no poder desde 1980.

A OMS tinha apontado e os esforços do Zimbabué na luta contra o tabaco e doenças não transmissíveis para justificar a polémica escolha do presidente Robert Mugabe.

Além dos activistas, também o Reino Unido, antiga potência colonial, fez críticas a essa nomeação, considerando a decisão da OMS “surpreendente e dececionante, em particular à luz das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra” Mugabe.

Lusa/Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos