Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

OMCV propõe aumento de verbas no OE de 2018 para apoio à área social e o micro-finanças

 

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – A presidente da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), Idalina Freire, propõe o aumento de verbas no Orçamento do Estado (OE) para 2018, visando apoiar a área social e de micro-finanças em Cabo Verde.

Em declarações à imprensa no final do encontro com o ministro das Finanças, Olavo Correia, no âmbito das audições promovidas com vista à recolha de subsídios para a elaboração do OE/2018, Idalina Freire disse que a OMCV propôs o aumento da verba para as duas áreas porque, não obstante o crescimento do país, Cabo Verde continua a ter bolsa de pobreza, pessoas com dificuldades de “vária ordem”.

A OMCV propôs igualmente o reforço do programa de apoio à habitação social e de construção e reabilitação em todo o país.

“Qualquer cabo-verdiano ambiciona ter a sua própria casa. E muitas pessoas que têm casa vêem hoje na dificuldade de a reabilitar a sua habitação, daí a nossa proposta no sentido de alocar no OE/2018 mais verba para área social”, referiu.

Relativamente ao sector das micro-finanças, a OMCV sugeriu ao ministro que no OE/2018 figurasse também verbas para promoção e divulgação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), tendo em conta a sua importância na criação do emprego no país.

“Propomos ainda alguma verba no OE/2018 para o reforço da capacidade institucional da OMCV, porque ao longo da nossa existência mobilizamos muitos recursos a nível interno e externo que são postos ao serviço do país para a melhoria das condições de vida das populações, em particular das mulheres”, informou Idalina Freire.

A presidente da OMCV disse esperar que as propostas apresentadas pela organização venham a ser incluídas no OE/2018 porque a sociedade civil cabo-verdiana tem “um peso muito grande” no processo de crescimento económico de Cabo Verde.

JL

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos