Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Oito mil detidos em operação contra o crime organizado no sul da China, Hong Kong e Macau

 

Pequim, 16 Jun (Inforpress) – Uma operação policial contra grupos de crime organizado no sul da China, Hong Kong e Macau resultou na detenção de 8.000 pessoas no espaço de três meses, informou hoje o jornal South China Morning Post.

A conclusão da operação foi anunciada doze dias antes de o Presidente chinês, Xi Jinping, visitar pela primeira vez a ex-colónia britânica, para as celebrações do 20.º aniversário do retorno da soberania do território à China.

A operação, designada ‘Thunderbolt 17′ (Relâmpago 17), arrancou em 05 de Março e terminou no passado dia 10 de Junho, com a detenção de oito mil pessoas, suspeitas de tráfico de drogas, jogo ilegal e lavagem de dinheiro.

Em Hong Kong, foram detidos 3.618 pessoas, cerca de metade das quais tem passaporte chinês. Na província de Guangdong 2.270 pessoas. As restantes foram detidas em Macau.

A operação abrangeu mais de 6.400 estabelecimentos, incluindo salas de jogo, casas de alterne e espaços residenciais, onde foram apreendidas armas de fogo, drogas, tabaco para contrabando e material electrónico com conteúdo obsceno.

Trata-se da maior operação de combate ao crime organizado levada a cabo na região, desde 2000.

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos