Ofertas formativas: 200 Jovens do Tarrafal de Santiago serão beneficiados este ano com formação e estágio profissionais – Governo

Tarrafal, 28 Abr (Inforpress) – O Governo vai beneficiar, este ano, cerca de 200 jovens do Tarrafal de Santiago, no interior de Santiago, com formações e estágios profissionais em diversas áreas, garantiu no sábado o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

O governante fez este anúncio durante o acto de apresentação pública das ofertas formativas para 2019, estágios profissionais e empresariais e oportunidades de financiamento da formação profissional aos jovens do município do Tarrafal, que teve lugar este sábado no Salão Nobre da Câmara Municipal local.

Turismo, atendimento, instalações eléctricas e telecomunicações, agricultura, transformação do pescado, carpintaria industrial, cozinha, artesanato e corte e costura, são as áreas pontuadas pelo titular da pasta das Finanças.

“Este Governo tem um ambicioso programa virado à nossa juventude, de modo a que todo e qualquer jovem deste país tenha as oportunidades para a sua progressão constante, tanto a nível profissional como pessoal. E o compromisso é que seja garantido, independentemente das condições financeiras dos pais”, reiterou o governante, que tem realizado périplo pelo país para levar estas “oportunidades aos jovens cabo-verdinaos”.

Ao todo são 5.000 estágios profissionais e 5.000 projectos de formação profissional para os jovens que estão contemplados no Orçamento de Estado de 2019, mas o Governo admite que coso tiver sucesso vão aumentar esse número.

Em Santiago Norte, São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina e São Miguel são outros municípios, onde o vice-primeiro-ministro já levou aos jovens as “oportunidades de modo a serem agentes activos do auto sucesso e, desta forma, contribuírem para o sustento das suas famílias, da economia das suas localidades e do país, de forma geral”.

“Não queremos ver nenhum jovem que quer ter uma formação, para que possa ter uma vida melhor, impedido de tê-la porque os pais não

tem condições financeiras ou estão no desemprego. Portantol, essa é a nossa grande ambição. Se há responsabilidade com essa República e com a juventude é com isso, ou seja, preparar os jovens para que possam aproveitar as oportunidades”, vaticinou Olavo Correia, recentemente em São Miguel.

Na ocasião, foi ainda apresentado o Programa de Estágios Profissionais para a Inovação e Tecnologia (PEP-IT) do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), oportunidades de Financiamentos pelo Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF) e ofertas formativas 2019 pelo Sistema Nacional de Qualificação que abrangem os CEFP, Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) e Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos