Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

OE 2019 vai alocar 50 milhões de escudos para Centro de Hemodiálise de São Vicente   

hospital Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O Orçamento do Estado (OE) 2019 vai alocar uma verba de 50 milhões de escudos para o arranque do Centro Hemodiálise em São Vicente, que vai servir pacientes renais da região norte do país.

Esse montante faz parte do pacote de 182 milhões de escudos que será destinado à área da saúde, em São Vicente, dos quais 79 milhões serão destinados à construção do Centro Ambulatório do Hospital Baptista de Sousa e 53 milhões de escudos para a reabilitação dos serviços de saúde da Ribeira de Vinha.

Em Maio deste ano, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário,  anunciou que o Centro de Diálise do Mindelo, na ilha de São Vicente, irá começar a funcionar em 2019.

O governante disse ainda que o centro, que ficará sediado no Hospital Baptista de Sousa, vai “responder à demanda e mitigar os custos sociais conexos com as evacuações dos doentes para a Praia” e permitirá “ter os doentes mais próximos de suas famílias, seus lugares de trabalho e sua vida social.”

Ainda para São Vicente, o OE 2019 prevê investimentos públicos para o Terminal de Cruzeiros, em cerca de 639 milhões de escusos, além da criação, segundo o Governo, das condições para a “afirmação de São Vicente como região pivot da plataforma marítima”, dando continuidade aos trabalhos de planeamento da Zona Económica Especial para a Economia Marítima e mobilização do investimento privado estrangeiro.

Durante o ano de 2019, o município de São Vicente vai receber ainda transferências no montante de 373 milhões de escudos do Fundo de Financiamento Municipal, do Ambiente, do Turismo e do de Manutenção Rodoviária.

O Orçamento prevê ainda investimentos no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), no montante de 307 milhões de escudos, e Investimentos no sector empresarial do Estado, em cerca de 695 milhões de escudos, designadamente na ASA, na Electra, na Enapor e na Rádio Televisão Cabo-Verdiana (RTC).

CD/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos