Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Observatório Cidadania Activa de Cabo Verde distingue Lourença Tavares com certificado de excelência 2020

Cidade da Praia, 12 Jun (Inforpress) – O Observatório Cidadania Activa de Cabo Verde (OCAC) agraciou hoje, na Cidade da Praia, a presidente da Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides), Lourença Tavares, com certificado de excelência 2020.

Esta distinção reconhece o trabalho que a associação tem feito ao longo dos anos em defesa dos deveres das crianças e no combate ao abuso e exploração sexual de menores.

Na ocasião, a homenageada, depois de discorrer sobre o percurso que tem feito em prol das crianças cabo-verdianas, considerou que esta distinção significa o “aumento de responsabilidade”.

Lourença Tavares avançou que o papel da associação é proteger as crianças e demonstrar o verdadeiro amor, pelo que com isso, conforme apontou, será um adulto totalmente diferente e boa para todos.

Em relação à situação do direito das crianças, neste  Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, Lourença Tavares disse que essa realidade existe em Cabo Verde e encorajou o Governo e os poderes locais a trabalharem na prevenção e com acções concretas que promovam a dignidade das crianças.

Por sua vez, o presidente do Observatório Cidadania Activa de Cabo Verde (OCAC), Orlando Lima, disse que se trata de uma distinção “merecida” por se tratar de uma cidadã que tem um percurso de vida dedicado às causas das crianças desfavorecidas.

Orlando Lima  esclareceu que esta homenagem serve para incentivar as pessoas e organizações que trabalham com as causas sociais,  na promoção da cidadania e  dos direitos humanos.

A cerimónia de distinção à Lourença Tavares foi presidida pela ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Filomena Gonçalves, que, na ocasião, considerou este reconhecimento “uma vitória para todos aqueles que empenham e defender a dignidade do ser humano”.

Esse reconhecimento é feito anualmente e visa distinguir e homenagear cidadãos e organizações da sociedade civil, no País, e na diáspora, que se destacam no domínio das boas práticas de cidadania e, por outro lado, tenham prestado serviços relevantes ao País.

A Associação Crianças Desfavorecidas é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, que se dedica à promoção e defesa dos direitos e deveres da criança e sua família e trabalha neste momento com cerca de 70 crianças.

A Acrides vem agindo através de projectos concretos em vários bairros periféricos na Cidade da Praia como Bela Vista, Lém-Cachorro, Achada de São Filipe, Achada Grande Trás, Tira Chapéu, e indirectamente nas outras ilhas, através de parcerias locais.

OM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos