Cidade Velha: Obras na Igreja Nossa Senhora do Rosário estão a decorrer em bom ritmo – responsável IPC

Cidade da Praia, 20 Abr (Inforpress) – As obras de reabilitação e restauro na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no município de Ribeira Grande de Santiago, estão a decorrer em “bom ritmo”, garantiu hoje à Inforpress o presidente do Instituto do Património Cultural, Jair Fernandes.

Os trabalhos que estiveram parados há uma semana, segundo este responsável, deveu-se à importação dos materiais que vão ser aplicados nesta obra, nomeadamente os de reboco e cobertura.  Entretanto, garantiu à Inforpress que as obras já foram retomadas e decorrem em “bom ritmo”.

Jair Fernandes avançou ainda que toda a tijolaria do pisovai ser confeccionada na localidade de Fonte Lima, em Santa Catarina (interior da ilha de Santiago), o que, a seu ver, “irá gerar uma economia à volta do património, através de um material muito específico”.

No caso das intervenções na capela gótica, financiado pelo Instituto Camões, informou que isto vai ter que esperar quando o grosso dos trabalhos estiverem mais adiantado.

“Vamos fazer intervenções ainda, já no decorrer desta e da próxima semana, a nível da cobertura e, assim que terminarmos esses trabalhos, passar já para a aplicação de reboco, mas a obra está muito bem encaminhada”, assegurou.

De recordar que durante os trabalhos de escavação arqueológica encontraram uma capela quinhentista, no lado nordeste da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Uma capela também de estilo gótico e que, segundo as informações históricas e arquivística, seria uma capela dedicada a São Sebastião, construída no século XV.

Diante deste achado, o presidente do IPC informou que, juntamente com a Diocese de Santiago, estão a recolher dados históricos que serão importantes para a sua musealização “in situ”.

As obras de reabilitação e restauro na Igreja Nossa Senhora do Rosário, orçadas em 50 mil contos, tiveram início em Dezembro de 2018 e com um período de execução de 10 meses.

A reabilitação deste edifício enquadra-se no plano nacional de reabilitação dos edifícios históricos e religiosos traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo do Turismo.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é o mais antigo edifício histórico da Cidade Velha que se mantém intacta e em uso. Construída em 1495 integra um dos raros exemplos da arquitectura gótica na Africa Subsaariana.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos