Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Obras do novo Campus da Uni-CV decorrem em “bom ritmo, com segurança e qualidade”, garantiu ministra

Cidade da Praia, 30 Jan (Inforpress) – As obras do novo Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em Palmarejo, que deverão ser concluídas em Julho de 2020, estão a decorrer “em bom ritmo, com muita segurança e qualidade do saber fazer”, garantiu a ministra Eunice Silva.

A informação foi avançada hoje após a visita que a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação efectuou à infra-estrutura, para se inteirar do andamento dos trabalhos, cujo orçamento ronda os seis milhões de contos.

“É a maior obra do país neste momento, e mesmo pensando no passado a esta data. É uma obra que está orçada em cerca de seis milhões de contos para a construção de uma infra-estrutura de grande envergadura e com grande impacto social, e que está a decorrer no seu timing , em segurança e com qualidade”, disse.

A governante, que manifestou a sua satisfação ao empreiteiro chinês e sua equipa de trabalho pelo ritmo dos trabalhos, lembrou também que o complexo poderá ser uma oportunidade para os cerca de 76 trabalhadores cabo-verdianos ganharem experiência em construções do género.

A ministra aproveitou a ocasião para entregar ao chefe máximo da empresa Longxin Construcion Group (LXCG) um dossier que contempla um pedido já formulado à embaixada da China em Cabo Verde para a inclusão de uma rotunda embelezada no projecto da Uni-CV.

Por sua vez, os representantes da empresa Longxin Construcion Group (LXCG), uma empresa de construção chinesa, fez um ponto de situação de como está sendo trabalhado o projecto.

O engenheiro responsável da obra explicou que o novo Campus foi projectado com a capacidade de acolhimento para 4.890 estudantes e 476 docentes em cada período lectivo, e que conta com estruturas para administração, salão de eventos, salas de aula/estudo, laboratórios, auditórios, refeitórios, biblioteca, dormitórios, casa técnica, torre de relógio, portão oeste, portão principal, estacionamentos e pavilhão desportivo.

O novo Campus, sublinhou, contempla ainda 61 salas de aulas, cinco auditórios, com capacidade para 150 lugares, oito salas de informática, oito salas de leitura para estudantes, 34 laboratórios e salão de eventos.

No que se refere ao pavilhão desportivo, informou que houve algumas modificações, a pedido da parte cabo-verdiana que segue a obra, para que o pavilhão seja fechado e não aberto como inicialmente figurava no projecto.

As obras da construção do Campus da Uni-CV são do Governo de Cabo Verde, mas concretamente do Ministério da Educação e estão a ser acompanhadas pelo Ministério das Infra-estruturas, sendo financiadas pelo governo chinês por um período de três anos.

O campus da Uni-CV, cuja previsão de entrega está aprazada para Julho de 2020, ocupa uma área de dez hectares e abrange uma área estimada em 28 mil metros quadrados. O custo do projecto ronda os seis milhões de contos.

Nesta visita, Eunice Silva esteve acompanhada por uma equipa de responsáveis de todos os sectores do seu ministério.

PC/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos