Obras de requalificação do Porto de Maio vão ser inauguradas no primeiro semestre deste ano- vice-primeiro-ministro

Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress)- As obras de requalificação do porto inglês, na ilha do Maio, vão ser inauguradas no primeiro semestre desde ano, garantiu hoje, na Cidade da Praia, o vice-primeiro-ministro Olavo Correia.

A garantia foi dada à Inforpress, no final de uma visita às instalações das Infraestruturas de Cabo Verde (ICV), empresa pública criada há pouco mais de dois anos, com o objectivo de fazer o planeamento e execução das infraestruturas públicas.

“O porto do Maio está a seguir os seus transmites e este ano, seguramente neste semestre, vamos inaugurá-lo e vai ser um novo momento para a ilha do Maio”, notou Olavo Correia, apontando que com essa inauguração haverá um ante e um depois para a ilha do Maio.

De acordo com o governante, a inauguração desta infraestrutura portuária, “com o porto roll-on”, vai criar condições para que haja ligações com outras ilhas, “principalmente com Santiago, “que é um mercado com maior capacidade financeira”.

Esse facto, perspectivou o também ministro das Finanças , do Fomento Empresarial e Economia Digital, vai induzir de forma “ extraordinária” o desenvolvimento na ilha do Maio.

“Portanto, será um marco imprescindível, muito forte e de futuro para a ilha do Maio”, notou o vice-primeiro ministro.
As obras do Porto do Maio, cujo orçamento ronda os 15 milhões de euros, vão ser financiadas pelo BAD e a duração prevista é de 18 meses.

Do pacote da empreitada, constam a requalificação do ponto cais existente, construção de um quebra-mar com uma dimensão de 150 metros de comprimento e 4 de largura, fazendo parte ainda do projecto a construção de duas rampas roll on roll off, sendo uma de metal e a outra de betão armado, bem como um murro/cortina lateral.

As obras em apreço vão comportar a requalificação do terrapleno do porto, bem como a sua extensão em mais 50 metros de largura e o reforço do muro da protecção das ondas do mar.

Consta ainda nesta empreitada a construção de uma estrada de acesso à cidade do Porto Inglês.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos