Sal Rei, 26 Set (Inforpress)- As obras de reabilitação para a instalação do Museu de Arqueologia da Boa Vista já arrancaram, informou esta segunda-feira o Instituto de Património Cultural (IPC).
Segundo o IPC, estas intervenções resolver as patologias de degradação do edifício e garantir as condições adequadas para a instalação do primeiro museu de arqueologia naquela ilha.
De acordo com a informação divulgada, será construído o alpendre que existia antigamente e que foi demolido, bem como pequenas rampas nas portas de acesso do saguão para parte interna do edifício para melhor acessibilidade.
Após a sua reabilitação, numa segunda fase, o ex-edifício da Alfândega Velha albergará o novo Museu de Arqueologia da Boa Vista, que irá acolher parte significativa do espólio arqueológico nacional e que é proveniente dos naufrágios da Ilha da Boavista.
O projecto, de acordo com o IPC, visa, para além de proteger, valorizar e divulgar o legado arqueológico da ilha, criar novos espaços de interpretação que contribuam para a diversificação da oferta turístico-cultural da ilha.
A intervenção conta com parte do financiamento do Projeto Margullar2 no quadro do Programa MAC 2014-2020, de que Cabo Verde é beneficiário e ainda com o financiamento do Governo de Cabo Verde, através do Plano Operacional do Turismo – POT.
São instituições parceiras da obra o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural e a Câmara Municipal da Boa Vista.
WN/JMV
Inforpress/fim