Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O Presidente da República apresentou esta terça-feira “condolências” e “profunda consternação” ao seu homólogo da Indonésia, Joko Widodo, pela tragédia ocorrida no estádio Kanjuruhan, em Java Oriental, causando 125 mortos e 323 feridos.
Em carta encaminhada à Jacarta, José Maria Neves manifestou a sua tristeza pela tragédia, considerada “uma das mais mortais da história do futebol” afirmando que “vem acompanhando as notícias da ocorrência e solidariza-se com o país amigo”.
“Neste momento de tristeza e de luto nacional, apresento a Vossa Excelência e ao povo indonésio, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, os nossos mais profundos sentimentos de pesar e de solidariedade, extensivos a todas as famílias atingidas por esta tragédia”, refere a missiva.
A tragédia, uma das piores da história do futebol, ocorreu no sábado à noite, quando cerca de 3.000 adeptos invadiram o campo após a derrota da equipa da casa, o Arema FC, frente aos rivais do Persebaya Surabaya, por 3-2.
A polícia usou gás lacrimogéneo para tentar controlar os adeptos em fúria, mas a sua acção acabou por provocar o pânico, com milhares de pessoas a precipitarem-se para a saída.
Muitas das pessoas morreram espezinhadas no caos da debandada.
Nos tumultos, que se estenderam ao exterior do estádio, morreram pelo menos dois agentes da polícia.
O campeonato indonésio foi suspenso e as autoridades ordenaram um inquérito aos incidentes.
SR/CP
Inforpress/Fim