Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, manifestou “consternação” pela morte ex-deputado do PAICV pelo círculo eleitoral da Brava, José Domingos, ocorrida sábado, no Hospital Regional do Fogo.
Em um comunicado emitido na noite do mesmo dia lê-se que Jorge Santos, nesta “hora de dor profunda”, envia as suas “mais sentidas” condolências aos familiares e à comunidade bravense, residentes no país e na diáspora.
Falando em “perda irreparável de um ilustre cidadão bravense”, Jorge Santos enaltece as qualidades humanas do ex-parlamentar, que tinha “um profundo apego” à sua ilha natal e a Cabo Verde e aos problemas do quotidiano do homem das ilhas.
“Deixa-nos, seguramente, um cidadão de corpo inteiro, um homem de cultura e um cidadão do mundo. A Assembleia Nacional saberá estar à altura da grandeza humana de José Domingos Lopes nas exéquias fúnebres que terão lugar na Brava”, afiança Jorge Santos.
Nascido em 1939, José Domingos foi deputado nacional entre 2006 e 2011, eleito na lista do PAICV pelo círculo da ilha Brava, de onde era natural.
Foi um opositor do regime colonial e como homem de muitas facetas deu um grande contributo cultural, social e político à ilha Brava.
GSF/CP
Inforpress/Fim