Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress) – Os restos mortais do sindicalista Emanuel Fatoma, primeiro coordenador da Campanha mundial pelo direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (GCE), vão a enterrar este sábado na Serra Leoa.
O sindicalista e professor deste país da CEDEAO, que esteve na criação da Federação Cabo-verdiana de Professores (FECAP) e na formação de nível do Sindicato dos Professores de Santiago (SIPROFIS), faleceu na segunda-feira, 06, na cidade de Freetown.
Referenciado pelo presidente da SIPROFIS, Abraão Borges, que deu conta deste falecimento à Inforpress, como “um grande amigo de Cabo Verde” e pessoal, Emanuel Fatoma destacou-se como colaborador e defensor dos direitos humanos, dos sindicatos, da educação e dos professores em África e em todo o mundo.
A morte do primeiro coordenador da campanha mundial pelo direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (GCE) que esteve nestas ilhas em 1996, 2012 e 2017, foi anunciada com grande tristeza pela Educação Internacional Região de África.
O presidente da SIPROPIS e coordenador da campanha Nacional Educação Para Todos, Abraão Borges, lamentou a perda do coordenador sénior da Educação Internacional (IE) em África que o mesmo classifica “de um grande sindicalista e uma inspiração” para todos”.
SR/HF
Inforpress/Fim