Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Óbito: Faleceu médico-cirurgião José Manuel Fragoso

Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) – O médico-cirurgião José Manuel Fragoso, que vinha trabalhando no Hospital Dr. Agostinho Neto, faleceu domingo, na Praia, aos 68 anos, informou a Ordem do Médicos Cabo-verdianos (OMC), que lamenta o “grande vazio” que o cirurgião deixa no seio da classe.

Em comunicado, a Ordem enaltece o espírito de “cooperação e assunção” e a contribuição de José Manuel Fragoso nos cuidados secundários e terciários do Hospital da Praia onde vinha trabalhando, desde 2003, e se destacou como médico e cirurgião sénior.

“Foi uma referência na evolução da qualidade dos cuidados secundários e terciários de saúde no Hospital Dr. Agostinho Neto, focado sobretudo na área cirúrgica Geral”, cita a nota em que se realça ainda o seu envolvimento e impacto nas políticas públicas do país, nos actos cívicos e associativos, bem como o seu contributo no desenvolvimento da OMC.

No comunicado, a Ordem, que lamenta a morte do Dr. Zé Fragoso, como era conhecido e chamado pelos amigos e doentes, destaca o seu espírito de cooperação e assunção, desde a primeira hora, pela luta evidenciada por uma Ordem mais autónoma e por uma classe cada vez mais interveniente, promotora do mérito e da competência do médico.

“Destacou-se também, por lutar por uma maior qualidade da medicina assentes no ensino de Medicina em Cabo Verde e no espírito de investigação no sector da saúde”, cita a nota, que refere ainda sobre a sua paixão pelo desporto e música durante a sua vida estudantil na Bélgica e França.

A Ordem dos Médicos lamenta a partida prematura do “honroso médico” que, segundo afirma deixa “um grande vazio no seio da classe” e “um sentimento de admiração, sobretudo, nos colegas de trabalho e associados da OMC, pelo seu compromisso, seriedade e profissionalismo”.

Em nome do Conselho Directivo e de todos os médicos cabo-verdianos, a OMC apresenta as suas mais sentidas condolências aos familiares, comunidade de profissionais de saúde, amigos e conhecidos, expressando solidariedade e conforto “nesta hora de profundo pesar e consternação”.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos