Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Número de pessoas inscritas no INPS aumentou 13,5 por cento no período de 2012 para 2016 – revela INE

 

Cidade da Praia, 26 Dez (Inforpress) – O número de pessoas inscritas no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) passou de 190.671, em 2012, para 216.337, em 2016, traduzindo-se num acréscimo de 25.666 pessoas inscritas correspondente a 13,5 por cento (%), revela o INE.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no Anuário Estatístico de Cabo Verde (AECV) de 2016, comparativamente ao ano de 2015, registou-se, em 2016, um aumento de 4,7% de pessoas inscritas no INPS. Em 2017 os dados apontam também para o aumento de pessoas inscritas no INPS.

Constatou-se ainda que o maior peso se centrou nos “familiares de segurados e pensionistas com direito aberto”, com 48,3%, e nos “segurados activos”, com 38,6%.

Quando analisado por sexo, verifica-se um equilíbrio em relação aos inscritos no INPS. Em 2016, verificou-se um total de 108.270 inscritos masculinos e 108.067 femininos, representando, em termos proporcionais, 50,0% do total, para ambos os sexos.

A presidente da Comissão Executiva do INPS, Orlanda Ferreira, disse recentemente na cerimónia de abertura do seminário sobre “A segurança social em Cabo Verde que “o sistema de protecção social no país é relativamente jovem, mas, tem registado progressos notáveis, tanto no que se refere às eventualidades asseguradas, quanto ao nível de prestações e a população coberta”.

Na ocasião, o INPS confirmou também que em cada 100 cabo-verdianos, 41 têm garantias de cobertura do sistema de protecção social, mas que somente 38,9% destes financiam o sistema.

Os dados sobre número de pessoas inscritas no INPS constam da nova edição do Anuário Estatístico de Cabo Verde (AECV) de 2016, publicado em 2017.

AECV é uma publicação de referência na disponibilização de informação estatística sobre vários temas da realidade cabo-verdiana, à escala municipal e nacional.

O Anuário Estatístico de Cabo Verde visa divulgar os principais dados e indicadores sobre o país, com o objectivo de apoiar na formulação, seguimento e avaliação de políticas, constituindo um importante instrumento para subsidiar o processo de tomada de decisões a nível nacional, além de situar Cabo Verde nos quadros de comparação internacional.

JL/ZS

Inforpresss/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos