Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Número de segurados do INPS aumentou 16% e a taxa de cobertura passou para 43,8% da população em 2017- Responsável

Cidade da Praia, 04 Abr (Inforpress) – O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) aumentou em 16% o número de segurados de 2016 para 2017, e a taxa de cobertura passou para 43,8% da população.

Os dados foram apresentados hoje pela presidente da Comissão Executiva do INPS, Orlanda Ferreira, na sequência de uma visita que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva , efectuou ao Instituto.

“Os números demonstram que o INPS está a crescer em termos de segurados. Crescemos de 2016 para 2017 à volta de 16 por cento dos segurados. Portanto, já estamos a aproximar dos 96 mil segurados”, disse Orlando Ferreira.

Os dados provisórios de 2017 apresentados ao primeiro-ministro mostram que havia no sistema, nesse ano, um total de 235.364 beneficiários inscritos, representando 43,8% da população total de Cabo Verde, sendo que cerca de 50,5/ são familiares.

Cerca de 70 por centos dos segurados estão concentrados nas ilhas de Santiago e São Vicente, de acordo com os números tornados públicos.

No que se refere ao rácio de sustentabilidade do sistema de pensões, o mesmo está situado em 10,9%, ou seja, para cada pensionista do INPS, existem cerca de 11 segurados activos a financiar a sua pensão.

Em relação à taxa de cobertura da população empregada, foi registado um grande crescimento, tendo a taxa passado de 39,8%, em 2016, para 47,0% , em 2017.

Segundo o INPS, esse aumento deveu-se à conjugação de dois factores, designadamente, o “forte aumento” dos segurados e a ligeira diminuição da população empregada.

Para Ulisses Correia e Silva, são informações “muito positivas e boas”, que se articulam com as últimas informações do Instituo Nacional de Estatística (INE) relativamente à dinâmica do emprego.

“O número de segurados do INPS tem aumentado. O numero de empregados com segurança social reflecte a dinâmica do emprego e do tipo de emprego que queremos desenvolver em Cabo Verde, que é decente e com segurança social”, sustentou.

São abrangidos pelo INPS os trabalhadores do regime dos trabalhadores por conta própria e o regime dos trabalhadores por conta de outrem, que inclui o regime geral – entidades públicas e privadas -, trabalhadores domésticos, o regime especial da micro e pequenas empresas (REMPE) e os trabalhadores da a função pública.

O número de segurados registou aumentou em todos regimes, com a excepção função publica que se mantém estável.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos