Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Número de migrantes no mundo atingiu os 272 milhões – ONU

Nações Unidas, Nova Iorque, 17 Set (Inforpress) – Um relatório da ONU divulgado hoje indica que o número de migrantes no mundo atinge actualmente os 272 milhões, a maioria acolhida na Europa e na América do Norte, 51 milhões mais do que em 2010.

Segundo os autores do relatório realizado pelos serviços do departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (ONU) responsáveis da população, depois da Europa (82 milhões) e América do Norte (59 milhões), o norte de África e o oeste da Ásia vêm em seguida com 49 milhões de migrantes cada.

Actualmente, os migrantes representam 3,5% da população mundial contra 2,8% em 2000, indica o documento.

“Estes dados são essenciais para compreender o importante papel dos migrantes e das migrações no desenvolvimento dos países de origem e dos países de destino”, salientou Liu Zhenmin, responsável pelos serviços da população na ONU, citado no comunicado.

Facilitar uma migração ordenada e segura contribui para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, acrescentou Zhenmin.

De acordo com a ONU, metade dos 272 milhões de migrantes do mundo vive em apenas dez países – os Estados Unidos lideram com 51 milhões de pessoas, 19% do total.

Segue-se Alemanha e Arábia Saudita (13 milhões cada), Rússia (12 milhões), Reino Unido (10 milhões), Emirados Árabes Unidos (nove milhões), França, Canadá e Austrália, com oito milhões cada e Itália (seis milhões).

Em relação aos países de origem, a Índia aparece em primeiro lugar, com 18 milhões cidadãos residentes no estrangeiro, seguindo-se México (12 milhões), China (11 milhões), Rússia (10 milhões) e Síria (oito milhões), refere o relatório da ONU.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos