Cidade da Praia, 28 Nov (Inforpress) – O organograma do Quadro de Pessoal e Regulamento Interno dos Hospitais Centrais de Cabo Verde, um documento que irá permitir a autonomia de decisão em algumas matérias, deverá ser implementado no primeiro semestre de 2020.
Conforme os promotores do documento estratégico, que irá permitir uma nova reorganização aos Hospitais Dr. Agostinho Neto (HAN), na Praia, e Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, o objectivo é que o público seja bem atendido, eticamente correcto, e que haja responsabilização de qualquer desvio ético nessa perspectiva.
Com este instrumento, segundo as consultoras, na apresentação do documento, os administradores hospitalares traçam um novo ciclo para o sector da saúde, pelo que a abordagem metodológica para a definição da organização e do quadro de pessoal teve em conta as necessidades prioritárias face a situação actual, assim como objectivos a alcançar e constrangimentos identificados.
O Hospital Agostinho Neto, referiu a consultora na sua apresentação, conta com cerca de 800 profissionais, dos quais cerca de 200 terão de ser substituídos nos próximos 10 anos, por motivo de aposentação ou por serem cooperantes. No “Baptista de Sousa”, dos 525 profissionais actuais 150 terão de ser substituídos nos próximos 10 anos, sendo que destes cerca de 270 profissionais são contratados do hospital.
Nesses termos, e face aos principais objectivos e constrangimentos identificados, contempla-se o reforço das funções intermédias de gestão, a existência de equipas médicas dedicadas às Urgências e o desenvolvimento de Ajudantes de Serviços Gerais (ASG) de apoio à enfermagem.
O organograma proposto para o HAN irá integrar órgãos de apoio técnico e apoio ao presidente do conselho de administração (PCA) e nove departamentos que incluem 37 serviços e 12 unidades funcionais, sendo que o PCA e os órgãos de apoio do HAN passarão a dispor de 15 profissionais.
Em termos de serviços e médicos na área de ortotraumatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, estomatologia e urologia, o HAN deverá dispor de 118 profissionais nos diferentes perfis, enquanto que o departamento médico, incluindo os serviços de Medicina, Cardiologia, Gastro, Neurologia, Oncologia e Hemodiálise, deverá dispor de 114 profissionais.
Para o HAN o total proposto para a globalidade de funcionários é de cerca de 1.000 profissionais.
Já o organograma proposto para o HBS integra órgãos de apoio técnico e apoio ao CA e oito departamentos que integram 32 serviços e 10 unidades funcionais, sendo que o departamento cirúrgico integra os serviços de Cirurgia, Ortotraumatologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Urologia, engloba um total de 77 profissionais.
O Departamento Médico passa a integrar os serviços de Medicina, Cardiologia, Saúde Mental, bem como o Serviço de Hemodiálise a constituir, consta um total de 105, enquanto que o departamento da mulher e da criança irá contar com dois Serviços de Urgência, assim como a Neonatologia, a Pediatria e a Ginecologia/Obstetrícia, com um total de 117 profissionais.
Segundo a proposta apresentada, o Serviço de Urgência e Medicina Intensiva, que integra o serviço de urgência de adultos e o de cuidados intensivos, deverá dispor de 72 profissionais.
No global, para o Hospital Baptista de Sousa é proposto um total de cerca de 630 profissionais.
O presente regulamento dá cumprimento ao disposto nos Estatutos publicados no Boletim Oficial de 04 de Janeiro de 2018 e estabelece os princípios de gestão e de funcionamento dos hospitais, suas estruturas organizativas e as competências das áreas funcionais que o integram.
PC/CP
Inforpress/Fim