Jorge Carlos Fonseca condecora Forças Armadas e destaca comportamento exemplar em momentos especiais (C/áudio)

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, condecorou hoje, na Cidade da Praia, as Forças Armadas com a primeira classe da Medalha de Mérito e destacou o comportamento “exemplar” da instituição castrense em momentos especiais da vida nacional.

Jorge Carlos Fonseca disse na ocasião que, nos 10 anos em que foi Comandante Supremo das Forças Armadas, pôde “reforçar” a sua convicção daquilo que é o comportamento da instituição e destacou como exemplo, a forma como as FA se comportaram no pós-primeiras eleições democráticas em Cabo Verde, o que lhes valeu o reconhecimento a nível interno e internacional.

“Durante este período, pude aperceber-me do enraizamento e da assunção, por parte das Forças Armadas e das suas chefias, da natureza necessariamente republicana dessas Forças Armadas”, elogiou o Chefe de estado, que destacou o facto de a instituição castrense se ter submetido, sempre, ao poder político democraticamente legitimado.

A distinção atribuída às Forças Armadas tem justificação no facto de ser “uma instituição que assegura, na tranquilidade, que o País se mantenha independente, soberano e com a sua integridade territorial assegurada”, mas também por ser uma instituição que participa, em diálogo com a sociedade civil e com os cidadãos, para a afirmação da cidadania democrática em Cabo Verde.

Ao agradecer a distinção atribuída às Forças Armadas, o chefe do Estado Maior das Forças Armadas cabo-verdianas, Anildo Morais, garantiu que, por longos anos, Jorge Carlos Fonseca será lembrado pela sua presença moral e intelectual, pelo seu exemplo, pela sua ética pessoal e profissional, bem como pela sua “trajectória enquanto cidadão, jurista, político, Presidente e Comandante Supremo das Forças Armadas”.

O major-general Anildo Morais elogiou as qualidades do Presidente Jorge Carlos Fonseca que, em seu entender, pertence ao “selecto grupo (de pessoas que), independentemente do tema, “têm conselho sempre valioso e acção agregadora”.

O mandato de Jorge Carlos Fonseca termina esta terça-feira com a posse do Presidente da República eleito, José Maria Neves.

HF/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos