Libreville, Gabão, 15 Jan (Inforpress) – Os 38 ministros do novo governo gabonês prestaram juramento hoje no Palácio Presidencial de Libreville, perante o Presidente, Ali Bongo, de regresso ao Gabão após dois meses e meio de convalescença, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo fontes próximas do Presidente, Bongo regressou na noite de segunda-feira a Libreville, vindo de Rabat, em Marrocos, onde esteve a recuperar, depois de várias semanas hospitalizado em Riade, na Arábia Saudita.
O seu regresso acontece oito dias depois de uma tentativa de rebelião em Libreville.
Desde a sua hospitalização, a 24 de Outubro, que o chefe de Estado não aparece publicamente.
Questionada pela agência francesa France-Presse (AFP), a presidência não confirmou se o regresso do Presidente Bongo ao Gabão foi definitivo, ou se voltará a Rabat para prosseguir a sua convalescença.
No palácio, hoje, a imprensa não teve acesso à sala onde os ministros do novo Governo, nomeado no último sábado, prestam juramento e a cerimónia não está a ser transmitida pela imprensa do Estado.
O Conselho de Ministros, que estava previsto para depois da cerimónia da tomada de posse, que aconteceu às 11:45 (09:45 em Cabo Verde) foi anulado sem que fossem esclarecidos os motivos.
“É muito emocionante vê-lo, não tenho outras palavras”, declarou à AFP a porta-voz do Governo, Nanette Longa-Makinda, referindo-se ao Presidente.
“Ele precisará certamente de alguns meses para recuperar plenamente as suas aptidões físicas”, comentou um ministro.
Para a presidência, “não haverá mais debate sobre férias do poder”, afirmaram vários ministros à imprensa após a cerimónia.
Mas um dos representantes da sociedade civil, Marc Ona, considerou, numa publicação no Twitter, que “o circo prossegue”, referindo-se à opacidade com que se realizou a cerimónia de tomada de posse do executivo.
Foram muito poucos os comunicados sobre o estado de saúde do Presidente, e a oposição não hesita em por em causa a versão oficial, chegando a afirmar que o chefe de Estado gabonês morreu.
O Presidente desapareceu há várias semanas, sem que as autoridades tenham Bongo teve um AVC, e vários meses antes deixaram de ser transmitidas imagens do chefe de Estado.
Num vídeo feito registado em Marrocos, para onde o Presidente foi transferido em dezembro, Bongo aparece com a fisionomia alterada, com um estrabismo.
Ali Bongo, 59 anos, está no poder desde 2009 no Gabão, um país da África central com 1,8 milhões de habitantes.
A 07 de Janeiro, uma tentativa de tomada do poder – a segunda da história do país – aconteceu em Libreville. Na altura, cinco militares apelaram a uma sublevação na rádio do Estado, tendo um sido abatido e os outros detidos.
Um segurança da rádio-televisão foi também abatido pelas forças da ordem.
Lusa/Inforpress