Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Novo ano lectivo arranca hoje com implementação do Plano Curricular para o Ensino Básico Formal a título experimental

 

Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – O novo ano lectivo 2017/2018 que arranca esta segunda-feira, 18, em todo o território nacional vai trazer como novidade a implementação do Plano Curricular para o Ensino Básico Formal, a título experimental, e terá mais 218 docentes do que no ano anterior.

Segundo o Governo, o novo Plano Curricular vai materializar o investimento do Executivo a nível do reforço do ensino da língua portuguesa, da matemática e das ciências, assim como a possibilidade do desenvolvimento de competências na língua inglesa e francesa, desde o ensino básico, ou seja, a partir do 5º ano de escolaridade.

Outra novidade para este ano lectivo é a introdução do Mandarim para os alunos do 9º ano de escolaridade, em projecto piloto nos concelhos de Santa Catarina de Santiago, Praia e São Vicente, assim como a isenção de propinas para os alunos até o 7º ano de escolaridade.

Neste ano lectivo que terá 7.815 docentes, mais 218 do que no ano anterior, são esperados 130 mil alunos, sendo 22 mil no pré-escolar, 74 mil no 1º ao 7º ano de escolaridade e 34 mil no 8º ao 12º ano de escolaridade, de acordo com os dados do Ministério da Educação.

Para dar as boas-vindas à comunidade escolar, o Governo, em parceria com as câmaras municipais do país, promove sessões solenes de abertura do ano lectivo 2017/2018 em todos os municípios, sob o lema “Educação: um compromisso com o presente e com o futuro”, sendo que alguns serão presididas por membros do Governo.

Conforme apurou a Inforpress, a ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, estará na ilha do Maio, a ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, estará em São Filipe (Fogo), o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, na Praia, e o ministro das Finanças, Olavo Correia, em São Domingos.

Em Santo Antão, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, é esperado no Porto Novo, o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, no Tarrafal de Santiago, e  em São Vicente estará o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire.

As sessões solenes de abertura do ano lectivo 2017/2018 estão previstas para as 10:00 em todos os municípios, sendo que nos actos sem presença de membros do Governo a presidência será conduzida por delegados da Educação e presidentes das câmaras municipais.

DR/FP

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos