Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O novo administrador executivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), António Pedro Cardoso, prometeu hoje dedicar-se à promoção do emprego, empreendedorismo e formação profissional da juventude.
A promessa foi feita durante o seu discurso da tomada de posse, presidido pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, que aconteceu na Cidade da Praia.
De acordo como o empossado, o treinamento da juventude para contextos desafiantes é a “máxima prioridade” para o estágio profissional e empresarial do IEFP, de modo a que as empresas possam testar o saber fazer dos jovens.
Para a realização deste desiderato, apontou uma maior abertura, interação e participação dos cidadãos nas atribuições afectas ao IEFP, propondo acções de formações adequadas às necessidades do mercado de cada região do país, em total consonância com as políticas do Governo.
“É nesta lógica que teremos que estar mais atentos e afinados com as áreas prioritárias para o desenvolvimento do país, seja no domínio da inovação tecnológica, governação do Estado, economia verde e azul ou o turismo em especial”, apontou.
Por sua vez, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse que por Cabo Verde contar com cerca de 22 mil jovens em desemprego a lógica do Governo é criar oportunidades para a juventude cabo-verdiana.
“Trata-se de 20 por cento (%) do desemprego total em Cabo Verde, portanto temos aqui enorme responsabilidade para formar os jovens cabo-verdianos, dar-lhes competências para serem jovens do mundo”, precisou Olavo Correia, apontando que para isso a formação profissional tem que ser de qualidade.
António Pedro Cardoso substitui Aldina Delgado no conselho directivo do IEFP, que foi nomeada presidente da e Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV).
OM/CP
Inforpress/Fim