Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Nova embaixadora da Croácia entrega cartas credenciais e promete impulsionar relação com Cabo Verde

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – A nova embaixadora da Croácia em Cabo Verde, Anita Trsic, entregou hoje as cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e prometeu trabalhar para desenvolver e impulsionar a relação de amizade entre os dois países.

“Estou muito feliz de estar hoje aqui a apresentar as minhas cartas credenciais ao Presidente da República de Cabo Verde. Esta é uma ocasião sempre para trocar ideias e opiniões sobre como podemos aprofundar as nossas relações e ficamos muito felizes porque descobrimos que somos dois países muito similares”, disse a diplomata em declarações à imprensa.

Anita Trsic realçou ainda que Croácia e Cabo Verde são países marítimos que vivem muito do turismo e que, apesar de estarem geograficamente longe, têm “muitas coisas” para aprofundar, nomeadamente nas áreas do turismo, economia e no ensino, com a disponibilização de bolsas de estudos para cabo-verdianos nas universidades croatas, dentre outros como a agricultura e a pesca.

Nas suas declarações, a diplomata avançou igualmente que aquele país da Europa Oriental está a pensar pedir o estatuto de observador na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e que conta com o apoio de Cabo Verde neste processo.

“A Croácia nunca esqueceu o apoio que Cabo Verde deu durante os anos 90, durante a sua guerra de independência. Naquela época, Cabo Verde fazia parte do Conselho de Segurança da ONU e foi o primeiro país lusófono africano que reconheceu a Croácia como país. Nunca esquecemos disto”, relembrou.

Finalizando, Anita Trsic, que irá residir em Lisboa, Portugal, ressaltou que a Croácia é um país marítimo, composto por mais de 600 ilhas, com uma rede de ligações e transportes entre elas, pelo que pensam poder trocar as suas experiências e ajudar Cabo Verde.

GSF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos