Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – A nova embaixadora da Croácia em Cabo Verde, Anita Trsic, entregou hoje as cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e prometeu trabalhar para desenvolver e impulsionar a relação de amizade entre os dois países.
“Estou muito feliz de estar hoje aqui a apresentar as minhas cartas credenciais ao Presidente da República de Cabo Verde. Esta é uma ocasião sempre para trocar ideias e opiniões sobre como podemos aprofundar as nossas relações e ficamos muito felizes porque descobrimos que somos dois países muito similares”, disse a diplomata em declarações à imprensa.
Anita Trsic realçou ainda que Croácia e Cabo Verde são países marítimos que vivem muito do turismo e que, apesar de estarem geograficamente longe, têm “muitas coisas” para aprofundar, nomeadamente nas áreas do turismo, economia e no ensino, com a disponibilização de bolsas de estudos para cabo-verdianos nas universidades croatas, dentre outros como a agricultura e a pesca.
Nas suas declarações, a diplomata avançou igualmente que aquele país da Europa Oriental está a pensar pedir o estatuto de observador na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e que conta com o apoio de Cabo Verde neste processo.
“A Croácia nunca esqueceu o apoio que Cabo Verde deu durante os anos 90, durante a sua guerra de independência. Naquela época, Cabo Verde fazia parte do Conselho de Segurança da ONU e foi o primeiro país lusófono africano que reconheceu a Croácia como país. Nunca esquecemos disto”, relembrou.
Finalizando, Anita Trsic, que irá residir em Lisboa, Portugal, ressaltou que a Croácia é um país marítimo, composto por mais de 600 ilhas, com uma rede de ligações e transportes entre elas, pelo que pensam poder trocar as suas experiências e ajudar Cabo Verde.
GSF/CP
Inforpress/Fim