Nova direcção da Associação de Cinema e Audiovisual toma posse de olhos postos em parcerias internacionais

Cidade da Praia, 18 de Abr (Inforpress) – O presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Mário Benvindo Cabral, disse que as parcerias internacionais constituem os “grandes desafios” que a nova direcção empossada hoje tem pela frente.

Mário Benvindo Cabral falava aos jornalistas no âmbito da tomada de posse da nova direcção da ACACV, que aconteceu hoje na sede da associação, na Cidade da Praia.

“Este ano estamos a firmar um conjunto de protocolos com instituições internacionais a começar agora com APRODOC (Associação pelo Documentário – Portugal) que vai nos trazer uma formação dirigida a crianças denominada Doc For Kids”, informou aquele responsável.

A ACACV vai ainda, segundo a mesma fonte, encetar contactos junto do Instituto do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde em Lisboa. “No ano passado tivemos uma reunião interessante, este ano estamos a fazer esforços para termos um protocolo com esta instituição que nos pode dar apoio técnico, sobretudo porque eles trabalham com agenda de editais e financiamentos”, acrescentou.

Mário Benvindo Cabral fez saber ainda que a ACACV quer aproveitar dessa experiência do Instituto do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde em Lisboa e para melhorar a sua forma de distribuição de verbas.

Além disso, considerou o reeleito presidente, que aquela associação tem um plano de actividades “ambicioso”, uma vez que se irá melhorar o plano anterior com a introdução, este ano, de uma residência artística para documentários para sete candidatos.

A actividade terá, conforme disse, a duração de sete dias, no mês de Junho, e irá acontecer na Cidade Velha, com uma formadora especialista em documentário.

Mário Benvindo Cabral referiu igualmente que a nova direcção irá dar continuidade ao edital de apoio à produção audiovisual, lançado em 2017, que teve o melhoramento de 300 para 500 mil escudos. Se vai ainda, de acordo com este interlocutor, continuar com as acções de formações destinadas aos jovens, também com especialistas internacionais.

Além de Mário Benvindo Cabral, fazem parte da nova equipa Júlio Silvão, eleito vice-presidente e uma equipa de jovens direccionada para as diferentes pastas. O mandato terá a duração de dois anos.

VC/GSF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos