Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Nova curadora da Biblioteca Nacional promete nova dinâmica e quer materializar o projecto da biblioteca digital

Cidade da Praia, 01 Jul (Inforpress) – A nova curadora da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, afirmou hoje que tudo fará para impulsionar uma nova dinâmica na referida instituição e materializar os projectos em curso, com destaque para a implementação da biblioteca digital e biblioteca móvel.

Matilde Santos fez estas afirmações durante a sua intervenção, na tomada de posse enquanto nova curadora da Biblioteca Nacional, uma cerimónia que foi presidida pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na Cidade da Praia.

O evento, segundo a curadora, marca o inicio de um novo ciclo da Biblioteca Nacional, e mudança de paradigma assente na implementação de uma nova dinâmica, ousada, e desafiadora na Biblioteca Nacional.

“As expectativas são altas, no que se refere à visão do futuro, o que se pretende, nomeadamente a multiplicação de formas de acesso a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, actualmente disponível, mormente a digitalização do acervo e a produção bibliográfica nacional em suporte digital, através de um portal interactivo que se encontra em construção”, declarou.

Prometeu dar continuidade a uma série de actividades, visando atrair um maior número de leitores para a Biblioteca Nacional, acrescentando que perspectiva introduzir um conjunto de novidades, sempre alinhadas com a missão da instituição e as suas principais atribuições.

Matilde Santos perspectiva neste quadro implementar uma biblioteca digital e uma biblioteca móvel, projectos esses que no seu entender irá contribuir para facilitar o acesso a nível nacional e internacional.

“Queremos aproximar as distintas instituições de ensino à Biblioteca Nacional, desde o pré-escolar ao nível superior, através de acções que estimulem hábitos de leitura, apostando no suporte impresso como no digital, dar a conhecer o espólio existente na Biblioteca Nacional de Cabo Verde e ampliar o universo de cooperação e parcerias com o intuito de reconhecer o acervo existente”, acrescentou.

Afiançou, por outro lado, que enquanto curadora irá trabalhar para reforçar a aproximação dos leitores da Biblioteca Nacional, estabelecer parcerias com universidades e instituições de ensino superior nacionais e internacionais, a fim de a mesma passar a receber todas as monografias sobre Cabo Verde.

Prometeu, ainda, continuar a apostar na melhoria dos serviços da Biblioteca Nacional, com enfoque na sua qualidade, identificar e trazer as distintas obras de literatura cabo-verdiana que se encontram disseminadas tanto no país e na diáspora.

Por seu turno, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na sua intervenção exortou a nova equipa da Biblioteca Nacional de instalar o novo ciclo, unir as forças e esforços para que esta liderança resulte.

“Ao longo da minha tutela como ministro, esta é a terceira vez que damos posse a uma curadora, neste momento sob a nova designação de Presidente do Conselho Directivo. Porque não podemos ficar pelas escolhas que não resultam plenamente, eu como gestor publico e cidadão nunca desistirei de tentar fazer as escolhas que resultam, que sejam eficazes e que tenham em si a semente da união e congregação de esforços”, afirmou.

Defendeu a necessidade de criação de oportunidades aos jovens com capacidade para dar o seu contributo no desenvolvimento das instituições do País, reforçando que o futuro deve ser entregue nas mãos de pessoas tecnicamente bem preparadas para desempenhar as suas funções.

A Biblioteca Nacional, segundo o governante, tem a “mais nobre de todas as tarefas”, tendo por outro lado realçado que deposita total confiança na nova curadora no cumprimento das suas funções e na implementação da nova dinâmica na Biblioteca Nacional.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos