Nova coordenadora do Sistema das Nações em Cabo Verde apresenta cartas credenciais

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – A nova coordenadora do Sistema das Nações em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, apresenta esta quinta-feira, as cartas credenciais às autoridades cabo-verdianas, anunciou hoje o Escritório das Nações Unidas.

Antes de sua nomeação como coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, segundo nota da organização, Patrícia Portela de Souza foi representante do UNICEF na Costa Rica, onde liderou o desenvolvimento do novo Programa de Cooperação do País e contribuiu para o desenvolvimento do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2023-2027.

Patrícia Portela de Souza, que conta com 25 anos de experiência em desenvolvimento e trabalho humanitário com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), tendo trabalhado em países, como Brasil, Moçambique, Bangladesh, na Sede em Nova Iorque, Quénia, Angola e Costa Rica, vai apresentar as cartas credenciais ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

De nacionalidade brasileira, a nova representante da ONU em Cabo Verde apoiou, igualmente, a abertura de 35 espaços seguros para crianças migrantes e nacionais em comunidades de acolhimento altamente vulneráveis, bem como a regularização do estatuto migratório de mais de oito mil crianças e adolescentes.

Participou ainda no desenvolvimento da plataforma de aprendizagem digital “Aprendo Pura Vida”, beneficiando mais de um milhão de estudantes e professores, além de aumentar as operações locais de arrecadação de recursos, alcançando dois mil doadores individuais para o UNICEF em 1,5 anos.

Patrícia Portela de Souza trabalhou, também, como representante Adjunta do UNICEF em Angola, onde liderou intervenções programáticas e apoiou o Instituto Nacional de Estatística na conclusão e lançamento da primeira Análise de Privação Múltipla Sobreposta de Angola.

Apoiou ainda, segundo nota da organização, a introdução de um modelo comunitário de educação pré-escolar e os esforços de advocacia de alto nível em parceria com a sociedade civil, o que resultou em um aumento da dotação orçamental do Estado para crianças nos sectores de saúde, nutrição e educação em 2018 e 2019.

Patrícia Portela de Souza tem um mestrado em Ciências Sociais/Sociologia e uma licenciatura em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; um certificado de Liderança e Gestão pelo Gordon Institute of Business Science da Universidade de Pretória, África do Sul, e um certificado de curso de Normas Sociais pela Universidade da Pensilvânia (EUA).

Patrícia Portela de Souza sucede à portuguesa Ana Patrícia Graça que terminou sua missão no País assumindo o cargo de coordenadora residente das Nações Unidas no Panamá.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos