Nova capela de Nossa Senhora da Piedade em Penedo de Janela é um projecto salomónico – pároco

 

Penedo de Janela, Paul, 17 Ago (Inforpress) – O pároco da freguesia de Santo António das Pombas, Paul, padre José Júlio “Julinho” Fortes, considera que a nova capela de Nossa Senhora da Piedade em Penedo de Janela é um projecto “salomónico”.

É que, segundo o padre Julinho, a obra não tem orçamento nem data marcada para a sua conclusão, tudo dependendo da generosidade da população e das autoridades para o financiamento da sua edificação.

Por isso, pediu aos emigrantes presentes que sejam portadores dessa mensagem e que, lá nos seus países de acolhimento, recolham fundos para ajudar na edificação da nova capela de Nossa Senhora da Piedade, cujos custos se preveem avultados.

Trata-se de uma construção que pretende substituir a actual capela de Nossa Senhora da Piedade, situada em Penedo de Janela “que se encontra deteriorada, sem condições humanas para as celebrações e sem condições para acolher os fiéis e a sociedade em geral”, de acordo com o documento de apresentação do projecto.

“Queremos construir uma nova capela mais ampla com um espaço social para promoção da vida humana”, disse o padre Julinho em declarações à Inforpress, explicando que o projecto contempla, além do templo, um espaço social e um miradouro.

A Capela foi projectada para receber cerca de 185 pessoas na nave principal e 33 no coro, um total de 216 pessoas sentadas e a planta da mesma contem o formato de um peixe, representando o primeiro símbolo cristão e também em uma tentativa de chegar o mais próximo da cultura da comunidade piscatória da zona de janela.

O projecto é assinado pelo jovem arquitecto, oriundo daquela localidade, Kledir Alves.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos