Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

NOSI leva “Web-Label” a Aldeia SOS de Ribeirão Chiqueiro para servir internados e comunidade local

Cidade da Praia, 05 Jun. (Inforpress) – A Aldeia Infantis SOS de São Domingos passa a contar com o “WebLab”, devidamente equipado, com o propósito de beneficiar não só os jovens acolhidos na Aldeia, mas também toda a comunidade de Ribeirão Chiqueiro, onde se encontra inserido.

O acto da entrega deste “contentor robótica computorizado” foi formalizado esta tarde pela administração do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), o que para o director da Aldeia SOS de São Domingos capacita os jovens “num mundo muito competitivo que implica excelência formativa e capacidade para ser-se cidadãos do mundo”.

Alcides Moreira destacou a importância central das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de construção de saberes, destacando a luta das Aldeias SOS na reconfiguração do processo de preparação dos seus jovens e crianças para a vida.

O responsável considerou na ocasião que o WebLab tem um papel essencial na capacitação dos jovens para a sua inserção no mercado do trabalho.

Alcides Moreira acrescentou que a implantação do WebLab vai ao encontro da estratégia desta instituição social, para que os beneficiados se integrem da melhor forma no mercado do trabalho.

Mostrou-se convicto de que o equipamento ora entregue representará um grande valor acrescentado na dinâmica de construção de jovens SOS com capacitação de sublimidade.

O director da Aldeia SOS de São Domingos realçou que o “WebLab” está a criar nos integrantes desta Aldeia infantil uma “enorme expectativa”, alegando que irá permitir a mudança do paradigma na realidade quotidiana das aldeias SOS que, ajuntou, vai partilhar com esta comunidade de São Domingos ferramentas para o futuro profissional dos seus membros.

Alcides Moreira disse ainda que o equipamento vai, igualmente, proporcionar aos seus internos uma “cultura digital sólida” e facilidade no acesso ao conhecimento, enquanto um factor que poderá ser importante para o sucesso escolar, profissional e pessoal, para além de poder “travar a exclusão”, mediante a formação em matéria de tecnologias às mães, jovens e adultas para estarem mais sintonizadas com o país e o mundo.

Enquanto isto, o administrador do NOSI, Carlos Cruz, destacou a parceria com as Aldeias SOS que, disse, já vem de há vários anos, considerando o “WebLab” como um projecto de futuro, visando uma forte aposta na inovação, na sociedade de conhecimento, desta feita, com o reforço na inclusão digital.

Disse esperar que os jovens beneficiados possam vir a ser talentos para inserir futuramente no parque tecnológico do NOSI, em construção, cuja inauguração está prevista para 2020.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos