NOSi e Universidade Lusófona assinam protocolo para promover projectos na área de sistemas de informação

Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress) –  A Universidade Lusófona e o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi) rubricaram hoje, um protocolo de cooperação visando desenvolver e promover projectos e ideias de capacitação relacionados com a área de sistemas de informação.

Durante a sua intervenção, após a assinatura do acordo, que teve lugar na Cidade da Praia, o presidente do Conselho de Administração do NOSI, Carlos Pina, realçou a importância deste protocolo uma vez que a instituição do ensino superior irá ajudar na estratégia de transformação de Cabo Verde num hub tecnológico de inovação e de competências.

“A Universidade Lusófona tem uma experiência muito grande e neste momento tem uma aposta muito clara naquilo que é a capacitação a nível do digital onde vão introduzir a componente da pós-graduação na área da cibersegurança e o NOSI com a sua experiência poderá ajudar na melhoria do currículo, mas também do ponto de vista daquilo que é o network para ajudar a Universidade Lusófona a ter alunos de fora para estudar em Cabo Verde”, referiu.

O acordo, segundo o mesmo, prevê ainda a abertura de uma pós-graduação em cibersegurança e o NOSi vai passar a receber alunos da lusófona para estágios curriculares.

Por seu turno, o reitor da Universidade Lusófona de Cabo Verde, Carlos Delgado, disse que com este protocolo a instituição que dirige vai estar em linha e em sintonia com a estratégia de desenvolvimento e de construção do futuro do País.

Carlos Delgado realçou a importância e o papel que o NOSI tem tido no desenvolvimento tecnológico do País, na afirmação das ilhas a nível do continente africano, mas também no contexto mundial a nível da segurança electrónica do acompanhamento das transformações a nível mundial das tecnologias.

Tendo em conta o contexto actual e a necessidade do País, adiantou que o protocolo prevê ainda a abertura de uma licenciatura na área da tecnologia digital e uma pós-graduação em cibersegurança.

AV/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos