Nomeações Embaixadores: Governo confirma apenas Jorge Figueiredo para a Embaixada de Angola

 

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, confirmou hoje apenas a nomeação do ex-autarca salense Jorge Figueiredo para a Embaixada de Cabo Verde em Angola, cuja nomeação foi aceite pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

A confirmação foi feita hoje na Cidade da Praia pelo governante durante uma conferência de imprensa para fazer balanço do seu périplo efectuado, de 16 a 30 de Abril, à Europa Central e do Leste, numa missão de sensibilização e reforço da Parceria Especial Cabo Verde/União Europeia.

De salientar que o anúncio da nomeação de Jorge Figueiredo foi feito na última sexta-feira, pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, na sua página pessoal de Facebook. Sob proposta do Governo, o ex-presidente da Câmara Municipal do Sal, vai substituir Francisco Veiga à frente da Embaixada de Cabo Verde em Angola.

Em relação aos nomes dos embaixadores que a imprensa nacional tem avançado, nomeadamente Felino Carvalho, Ney Cardoso, Hércules Cruz e Júlio Herbert, e dos ex-autarcas Francisco Tavares (Santa Catarina) para o Senegal e Manuel Ribeiro (Maio) para São Tomé e Príncipe, sem confirmar, Luís Filipe Tavares, avançou que estão a aguardar os “agreement” solicitados.

A propósito, o representante da diplomacia cabo-verdiana fez saber que a tempo certo o Governo comunicará e indicará os nomes ou confirmará os nomes de uns e de outros avançados pela imprensa.

“A diplomacia tem que ser feita com alguma discrição. Já pedimos os ‘agreement’ (muitos) aos países e vamos aguardar com calma todos os ‘agreement’”, sustentou, assegurando que o Governo está a trabalhar para resolver “definitivamente” a questão dos embaixadores e com “muito responsabilidade”.

Quanto às críticas em relação às embaixadas que estão sem representações, o governante esclareceu que as nomeações dos embaixadores não dependem só da vontade de Cabo Verde, daí, o país estar a aguardar os “agreement”.

FM/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos