Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“No suicídio é importante descobrir os sinais para se poder salvar vidas”, especialista

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O especialista em Psicologia José António dos Reis disse hoje que o suicídio apesar de ser um “assunto delicado” de ser abordado “é necessário e importante” por ajudar a descobrir os sinais e assim salvar vidas.

“A questão não é falar sobre o suicídio, mas sim captar os sinais que as pessoas que tendem a cometer suicídio emitem, pois, o acto suicídio não é automático”, disse afirmando que é preciso continuar a sensibilizar e a formar pessoas para que possam dotar-se de ferramentas que os permitam ajudar as pessoas que estejam em situação de cometer o suicídio.

José António dos Reis que falava à Inforpress no âmbito do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala hoje, 10 de Setembro este ano sob o lema “Criar Esperanças Através da Acção”, ressaltou ainda que a prevenção do suicídio deve ser realizada de forma multidisciplinar, com cuidado e atenção.

Enfatiza ainda que falar sobre o tema, com pessoas com conhecimento, pode ajudar a pessoa a descobrir os sinais e comportamentos de risco, apesar de ser um assunto delicado.

No País, segundo disse, a média de mortes por suicídio é de 40 a 70 pessoas por ano.

Para assinalar a data a Associação A Ponte vai realizar, assim como todos os anos, uma cerimónia de acender de velas, na Pracinha da Escola Grande (Plateau), e difundir mensagens alusiva a data através do SMS.

O Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) promove sexta-feira, 10, um seminário sobre a Prevenção do Suicídio no contexto das emergências em Saúde Pública, visando com isso debater e reflectir a prevenção do suicídio em Cabo Verde.

Setembro Amarelo começou nos EUA quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de prevenir o acto do suicídio, através da adopção de estratégias pelos governos dos países.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres.

PC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos