Nhô Santo António/Brava: Actividades culminam-se com o bote ao Mastro e passagem de bandeira

Nova Sintra, 13 Jun (Inforpress) – As actividades alusivas às festividades de Santo António, padroeiro da localidade de Lém, que já estavam a decorrer há já um mês, culminaram-se hoje no final do dia com o bote ao Mastro e a passagem da bandeira para o próximo festeiro.

Por volta das 5:00 a bandeira veio em cortejo para o Cutelo, onde é feito o Mastro para todas as festas de bandeira de Santo António, São João Baptista e São Pedro, com coladeiras, tamboreiros e ao pé do Mastro já se encontrava uma multidão para dar o bote.

O bote não é nada mais, nada menos do que cada um subir ou alcançar o Mastro e pegar o que conseguir, seja manga, seja banana, seja pão, dependendo do que estiver no Mastro e dentro de minutos, maioria das crianças, jovens e mesmo adultos se encontravam na posse de alguma das oferendas colocadas no dito Mastro.

Depois do bote, a bandeira fez uma volta e os festeiros deste ano, a Associação Jovens Unidos da localidade de Lém fez a entrega a bandeira a uma família da mesma localidade, residente nos Estados Unidos da América, recordando que a bandeira não pode sair da zona.

Em declarações à Inforpress, o presidente da associação fez um balanço “extremamente positivo”, realçando que dois anos após a paragem, na retoma conseguiram atingir os objectivos traçados e cumprir a tradição como era de costume.

MC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos