Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Navio-Escola da Marinha brasileira atraca hoje no porto da Praia

Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – O Navio-Escola da Marinha brasileira atracou na manhã hoje no porta da Praia para uma visita oficial, no âmbito da 33ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinhas.

Segundo uma nota da Embaixada do Brasil na cidade da Praia, os 227 Guardas-Marinha embarcados no navio estarão em formatura no Convés, “prestando honras à República de Cabo Verde, proporcionando belas imagens”.

Logo mais, às 19:00, o navio irá albergar três actos, a começar pela entrega à Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, dos acervos de livros doados à Uni-CV por entidades brasileiras, que foram trazidos pelo Navio.

Haverá ainda a entrega das Espadas aos dois primeiros-oficiais cabo-verdianos formados na Escola Naval Brasileira, pela autoridade do Governo de maior precedência. Os Oficiais encontram-se, segundo a mesma fonte, embarcados no Navio Escola Brasil, realizando a Viagem de Instrução com a turma formada na Escola Naval a que pertencem.

O outro acto, fez saber a Embaixada do Brasil, é a condecoração do Ex-Ministro da Defesa de Cabo Verde, Jorge Tolentino, com a Ordem do Mérito Naval, e do Capitão do Mar Duarte Monteiro, com a Medalha de Mérito Tamandaré.

“Será uma cerimónia especial e cheia de significado, porque os dois primeiros-oficiais cabo-verdianos, primícias da cooperação no domínio da defesa entre Brasil e Cabo Verde, são naturais da Ilha de Santiago e receberão as espadas em sua terra natal, compartilhando esse momento de realização com familiares e amigos”, lê-se.

No domingo, dia 04, o Navio estará aberto a visitação pública no horário de 14:00 as 18:00 horas.

O Navio-Escola “BRASIL” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a partir do projecto desenvolvido pela Directoria de Engenharia Naval, ambos órgãos da Marinha do Brasil. Sua construção foi iniciada em Setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de Setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de Agosto de 1986, ocasião em que foi transferido para o Sector Operativo.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos