“Não vir ao mercado é não vir à Praia. Aqui é que se vê a força dessa gente” – Presidente Marcelo Rebelo de Sousa

Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) – “Não vir ao mercado é não vir à Praia. Aqui é que se vê exactamente a força dessa gente”, enfatizou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que hoje cumpre o segundo dia de visita oficial a Cabo Verde.

O programa de visita iniciou-se pelo Paços do Concelho, onde o edil Óscar Santos informou que a Câmara Municipal da Praia está a trabalhar “afincadamente para promover e desenvolver a cooperação económica e institucional com organizações de redes internacionais”, para atrair investimentos e promover a identidade histórico-cultural e vantagem competitiva no concerto das nações.

O edil Óscar Santos apresentou esta visão ao Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, quando este visitou hoje os Paços do Concelho, tendo o autarca manifestado na ocasião o seu empenho em contribuir para uma nova Cidade da Praia, na prespectiva de uma região metropolitana voltada para o Atlântico e para o mar.

Conforme explicou o autarca, a Cidade da Praia é a mais cosmopolita de Cabo Verde, albergando pessoas de todas as ilhas, da sub-região e de diferentes cantos do mundo, “o que faz que nela se cruzam múltiplas identidades culturais e lhe conferem um lastro singular da cultura crioula”.

A este propósito, afiançou que o município da Praia mantém actualmente uma forte parceria estratégia com os municípios da União Europeia, particularmente com os municípios portugueses em diversas áreas de interesse para a cidade capital de Cabo Verde.

O autarca considera que a par destas relações de cooperação, a Cidade da Praia tem integralmente uma relação especial com a UCCLA, integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras e candidata o património material da humanidade.

Sublinhou, por outro lado, que esta abertura ao mundo não é de hoje, tendo recordado no tempo para afirmar que no século XVI Fernão de Magalhães na sua primeira volta ao mundo aportara na Praia de Santa Maria de Vitória, actualmente capital de Cabo Verde, pelo que disse estar convencido que a Cidade da Praia tem de estar cada vez mais alinhada com os seus parceiros internacionais para ser mais atractiva e competitiva.

No final da visita aos Paços do Concelho, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma cópia da Chave da Cidade e de seguida, em companhia do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, e do autarca anfitrião, fez uma visita a pé pela cidade que culminou com uma passagem pelo Mercado Municipal do Plateau, onde foi efusivamente saudado e cumprimentado.

“Não vir ao mercado é não vir à Praia. Aqui é que se vê exactamente a força dessa gente”, enfatizou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que hoje cumpre o segundo dia de visita oficial a Cabo Verde.

SR/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos