Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Não há necessidade de revisão da Lei da Paridade para garantir igualdade nas próximas eleições autárquicas – RMPC (c/áudio)

Cidade da Praia, 13 Ago (Inforpress) – A presidente da Rede Mulheres Parlamentares Cabo-verdianas (RMPC) admitiu hoje, na Cidade da Praia, que não há necessidade de revisão da Lei da Paridade para garantir a igualdade de representatividade nas próximas eleições autárquicas.

Segundo Lúcia Passos, que falava à imprensa após um encontro que manteve com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que é também presidente do Movimento para a Democracia (MpD), trata-se de uma lei nova que está ter o seu primeiro teste em termos de participação política das mulheres.

“Ainda não há violação da lei, o que estamos a fazer neste momento é fazer um ‘plaidoyer’ a nível dos partidos políticos e dos candidatos independentes para um trabalho de sensibilização para que possam cumprir a lei”, disse Lúcia Passos, referindo que as mulheres estão em “desvantagem” no que se refere à igualdade de género na participação política.

Essa participação, segundo Lúcia Passos, não se consegue com a revisão da lei, “mas sim com sua aplicação”, apontado que depois das eleições vão ser analisados os impactos da sua aplicação.

“O que temos que fazer neste momento é um ‘forcing’ para o cumprimento e sua aplicação, contando com os órgãos judiciais na altura da apresentação das listas, porque a lei tem os seus procedimentos que demonstram como é que os tribunais devem agir em caso de um partido não cumprir com o princípio da paridade”, explicou.

A Lei da Paridade, aprovada ano passado pelo Parlamento, indica a adopção de todas as medidas destinadas a eliminar qualquer distinção, exclusão ou limitação em função do sexo, que tenham como consequência ou finalidade comprometer ou impedir o reconhecimento, o gozo ou o exercício de direitos relativos à participação política e esferas de decisão.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos