Músico maiense Adê lança novo álbum “Hello Cabo Verde”

Cidade da Praia, 02 Nov (Inforpress) – O artista maiense Adê vai lançar o seu mais novo álbum, intitulado “Hello Cabo Verde”, que retrata “a valorização da cultura e a identidade crioula” de maneira “original e inédita”.

De acordo com um comunicado à imprensa a que a Inforpress teve acesso,  no novo projecto musical o jovem artista busca resgatar a tradição e a cultura crioula com uma sonoridade “moderna e actual”.

Após o lançamento do seu primeiro álbum “Branku na Pretu”, em 2017, lê-se no mesmo documento, trouxe canções de cunho mais pessoal e vinculadas à sua história de vida, nos últimos anos, Adê passou por um “processo de amadurecimento e reconhecimento musical”.

“Hello Cabo Verde” traz nove faixas que traduzem a música tradicional cabo-verdiana mesclada com um estilo contemporâneo, com “forte presença” da música afro-brasileira e da África continental, com influências que vão desde o flamenco até ao soukous.

O projecto conta com a participação de “nomes importantes” de Cabo Verde, como o “conceituado músico e compositor” Tibau Tavares e “uma das grandes vozes femininas da nova geração”, a cantora mindelense Jenifer Solidade.

“A música tem a capacidade de abrir fronteiras. Do meu primeiro álbum para o segundo, finalmente compreendi que eu poderia, desde a minha perspectiva artística, levar a cultura cabo-verdiana e, especialmente, o nome da ilha do maio para o resto do mundo”, afirmou o músico.

Para ele, Cabo Verde é “muito pequeno em território”, mas com uma “grandeza cultural e identitária que precisa e merece ser reconhecida”.

O novo álbum conta com dez faixas, que vão desde coladeiras, mornas, batuque/finasson  e tabanka.

Adê também lançou o videoclipe da música “Txeru Pitada”, em que conta a história de um costume local e rural bastante conhecido que é o dos idosos que cheiram a folha de tabaco seca e triturada.

AT/LC//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos