Música: Xiomara Barbosa lança em Maio seu primeiro álbum intitulado “Apelo”

Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) –  A cantora cabo-verdiana Xiomara Barbosa está no estúdio de Cush Records 357, em New York (Estados Unidos da América), a gravar o seu primeiro álbum intitulado “Apelo” que estará no mercado em finais de Maio.

A informação foi avançada hoje à Inforpress, pela cantora, que actualmente vive em New York, tendo informando que já está disponível nas plataformas digitais duas músicas deste álbum, o “Grito d’ dor”, uma composição de Tututa Évora, e o “Doce momento de amor” de Antero Simas, ambos produzidos e organizados por Jetro Alves da Silva.

Para além dessas duas músicas, fez saber que está na forja um single em inglês “Alfie” do compositor norte-americano Burt Bacharach.

“Apelo”, disse, uma fusão de ritmos entre morna, pop, jazz, clássico, instrumental e contemporâneo, é uma forma de mostrar as pessoas de que para todas as crises há sempre uma solução.

“Hoje vivemos num mundo cheio de crises e as pessoas estão a passar por várias situações, seja lá de amor, de perda, de crise financeira, injustiça, e, tanto eu como outras pessoas, estamos sempre a apelar a Deus, aos amigos e às pessoas para que a situação melhore”, justificou o nome do álbum, tendo revelado que este é dedicado à sua mãe.

Segundo a mesma fonte, ainda estão a determinar se o álbum vai ter oito ou nove faixas músicas.

Em relação à promoção do álbum, adiantou que está confirmado um espectáculo no dia 19 de Maio em Buffalo (New York) e por confirmar no Estado de Massachusetts (Boston).

A artista, que há seis anos vive em New York, avançou à Inforpress que está ansiosa para regressar ao seu país e dar a conhecer aos cabo-verdianos o seu primeiro álbum.

Entretanto, ainda não tem uma data para este regresso, mas espera que seja antes do final do Ano.

Neste álbum, a cantora cabo-verdiana faz parceria com os saxofonistas Zé Canuto e Walter Beasley.

Xiomara Barbosa, natural da ilha de Santiago, desde cedo interessou pelas artes, desde a pintura, dança, teatro e música.

No Liceu Domingos Ramos, onde estudava, esta jovem começou a dar os primeiros passos na música, ao participar em shows e dali recebeu alguns convites para participar em alguns espectáculos fora do espaço académico, como Quintal da Música e Centro Cultural Francês.

Entretanto, foi em 2008, que começou a ter mais visibilidade ao vencer o Prémio Pantera – Descoberta de Talento Jovem na categoria de Melhor Intérprete.

A mesma teve oportunidade de participar no concurso televisivo “Operação Triunfo” em Espanha, onde fazia o curso de “Educação Musical”.

Em 2011, Xiomara Barbosa venceu o programa televisivo “Talentu Strela” e no ano seguinte   gravou o seu primeiro single “Nôs Profeta”, uma composição de Norberto Tavares.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos