Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Música: Teté Alhinho leva novo álbum a solo “Mornas ao Piano” a Macau

 

Cidade da Praia, 11 Mai (Infopress) – A artista e compositora cabo-verdiana Teté Alhinho, que lançou em Abril o seu mais recente álbum “Mornas ao Piano”, que sucede ao “Voz”, lançado em 2004, faz a apresentação do mesmo esta sexta-feira,12, em Macau.

A apresentação do CD, lançado nas plataformas digitais a 07 de Abril, resultado de uma operação de angariação de fundos (crowdfunding), está aprazado para as 20:00 (horas locais) no Teatro D. Pedro em Macau.

Teté Alhinho vai estar acompanhada ao piano por Ricardo de Deus, no contrabaixo por Carlos Barretto e na percussão N’du Carlos.

O CD, que marca o regresso aos discos da artista, de 60 anos, foi produzido por si e traz maioritariamente mornas de Daniel Mariano, Paulinho Vieira, Jacinto Estrela e B. Leza, um batuque de Mário Lúcio, uma coladera e uma mazurca, além de temas compostos pela própria.

Teté Alhinho assina a composição de Muchacho Loco, da poetisa cubana Carilda Oliver Labra, e de dois poemas de Mário Lúcio, N’tem um amor e P’Alta, este último uma homenagem à mãe da artista.

Alhinho assina ainda a letra e música de Lua bonita e, entre os inéditos há um com letra de Hélio Cruz e música de Antero Simas.

O disco conta, entre outros, com as participações dos músicos Ricardo de Deus, ao piano, Francelino Silva, no contrabaixo e Rob Leonardo, na bateria e percussão.

“Mares ao Sul” (1998), “Mininos das ilhas”, “Voz” (2004), “Gerassons” que gravou com a filha Sara Alhinho , em 2008 , são alguns dos álbuns da sua discografia a solo, além dos que gravou com o grupo Simentera.

A cantora e compositora começou a cantar ainda jovem tendo feito parte, entre outros, dos grupos A Voz de Cabo Verde, Ritmos Cabo-verdianos, Os Tubarões, Bulimundo e Simentera.

Entre 1975 e 1980 estudou em Cuba, onde participou em vários programas radiofónicos cantando e acompanhando-se ao violão.

Na edição deste ano dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) a cantora e compositora venceu o Prémio de Melhor Morna , com o tema “Mindel de Mãe Auta”.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos