Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

SCM e Mindelo’s Floating Music Hub assinam protocolo de parceria que salvaguarda direitos autorais dos artistas

Cidade da Praia, 13 Abr (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) e o Mindelo’s Floating Music Hub assinaram hoje, na Cidade da Praia, um protocolo de parceria que visa garantir a salvaguarda dos direitos autorais dos artistas.

O documento foi rubricado pela presidente da SCM, Solange Cesarovna, e pelo presidente do conselho de administração da Africa Development Solutions (ADS), Samba Bathily, em representação da Mindelo’s Floating Music Hub.

Em declarações à imprensa, Solange Cesarovna explicou que com esta parceria os artistas terão garantia de salvaguardar os direitos autorais em todos os eventos, projectos e actividades musicais realizados no âmbito do Hub de Entretenimento e Mindelo’s Estúdio Musical Flutuante.

“Através dessa parceria os músicos, autores, compositores e os artistas vão ter oportunidade, no âmbito da gravação das suas músicas no estúdio, de saírem já com as músicas registadas, quer sejam artistas internacionais ou nacionais”, assegurou.

Conforme acrescentou a mesma fonte, a partir do momento que os artistas saírem do estúdio, as suas músicas já estarão com o seu direito moral defendido e, por outro lado, a partir do lançamento da música no mercado estarão salvaguardados os direitos patrimoniais.

Face a esta parceria, Solange Cesarovna afirmou que o Mindelo’s Floating Music Hub irá ser consagrado o primeiro estúdio de rótulo de direitos autorais (Copyright Friendly label) do mundo, em que Cabo Verde é o país piloto.

“Com isso, estamos a dar um passo estratégico para garantir o negócio das músicas e das indústrias criativas deste projecto inovador”, disse.

Por outro lado, o protocolo garante a criação de condições para financiamento de desenvolvimento do portal dos autores e artistas, para a integração de toda a produção musical realizada em Cabo Verde nas plataformas internacionais como a Cisnet e a Wipo Connect.

“A plataforma garante o rápido e eficiente registo das obras musicais dos músicos cabo-verdianos, africanos e internacionais membros da SCM ou cujas obras tenham sido gravadas no Estúdio Flutuante de Mindelo”, concluiu.

DM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos