São Filipe, 08 Nov (Inforpress) – A jovem talento de São Filipe Ellen Mendes foi a vencedora da terceira edição da gala “Todo São Filipe Canta”, evento que encerrou, na noite de terça-feira, 07, a sétima edição do programa “São Filipe Semana d´Arte”.
Ellen Mendes, que além de interpretar também toca violação e é aluna da Escola de Música de Beltches, não deixou dúvidas e a escolha do júri foi ao encontro da opinião de muitas pessoas que se deslocaram ao Centro Cultural Armand Montrond para apoiar os oito concorrentes.
Ellen Mendes interpretou a morna “Djena” e o tema “Vapor de Imigração”, de Mayra Andrade, o que lhe valeu o primeiro lugar e o prémio monetário de 30 mil escudos, além do direito de representar São Filipe no concurso nacional.
Ellen Mendes mostrou-se satisfeita com a classificação e disse que representa todo o esforço e dedicação que colocou neste projecto.
Na segunda posição classificou-se Nelson Mendes, que interpretou as músicas “Areia de Salamansa” e “Ez Madrugada Sereno”, e, na terceira posição, ficou Monica de Pina com as músicas “Doce Guerra”, de Antero Simas, e “Divorse Un Ka Sná”, de Manuel de Novas.
Na abertura da terceira gala “Todo São Filipe Canta” e que encerrou a sétima edição de “São Filipe Semana d´Arte”, o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, disse que a edilidade resgatou esta iniciativa como oportunidade para descobrir novos talentos na área da música.
Segundo o mesmo, o Centro Cultural Armand Montrond, palco de várias actividades da Semana d´Arte, vai criar, no primeiro trimestre de 2024, um estudo de gravação para permitir aos novos talentos a gravação no próprio município/ilha dos seus trabalhos e lançar nas redes sociais.
O estúdio de gravação servirá, pelo menos, os interesses do público do município para na captação de sons dos artistas para participar em outros tipos de trabalhos, mas também para dar oportunidade e visibilidade aos artistas locais para as primeiras gravações de composições e distribuição nas redes digitais.
Os equipamentos necessários para a montagem do estúdio, mobilizado nos Estados Unidos da América pelo artista e membro fundador da escola de música Zumix, na cidade de Boston, Corey de Pina, descendente de pais da ilha do Fogo, já se encontra na ilha e a sua instalação deve acontecer nos próximos meses.
Corey de Pina, que se encontra em Cabo Verde de férias, deve chegar à ilha do Fogo ainda esta semana e poderá iniciar o processo de instalação do referido estúdio de gravação.
A terceira edição de “Todo São Filipe Canta”, contou com performance do grupo Enigma, da Cidade da Praia, e do grupo de teatro Djadsal, que veio da ilha do Sal, no quadro das parcerias entre as câmaras de São Filipe, Praia e Sal.
O grupo Enigma, segundo um dos seus elementos, está disponível para, no próximo ano, voltar à ilha do Fogo, não só para espetáculos, mas com objectivo de ajudar a criar um grupo de acrobacia na cidade de São Filipe.
JR/AA
Inforpress/Fim