Música: Festival da Gamboa acontece nos dias 19 e 20 de Maio e homenageia Nácia Gomi

 

Cidade da Praia, 20 Abril (Inforpress) – A 25ª edição do Festival da Gamboa vai decorrer nos dias 19 e 20 de Maio, na praia da Gamboa, Cidade da Praia, em homenagem à falecida “rainha do Finaçon” e da música tradicional cabo-verdiana, Nácia Gomi.

Segundo o cartaz divulgado na página oficial da Câmara Municipal da Praia, o certame, que arranca no mesmo dia da comemoração do Dia do Município, terá ao todo 14 artistas grupos musicais, sendo 12 nacionais e apenas dois internacionais para animar os dias do festival.

De fora virão, assim, o reggae-man Anthony B, da Jamaica, e C4Pedro, de Angola.

Loony Johnson, Bulimundo, Djodje, Jennifer Dias, Rapaz 100 Juiz, David Brazão, Willy Semedo, Zé Spanhol, Bob Mascarenhas e Princesito, com o fenómeno “Cotxi Pó” a cargo do grupo Fidjus de Codé di Dona, são os artistas nacionais a animar as duas noites.

Nácia Gomi, de seu nome verdadeiro Maria Inácia Gomes Correia, mulher do batuque, mulher genuína da ilha de Santiago, Vila de Pedra Badejo, no concelho de Santa Cruz, nasceu a 18 de Julho de 1924 e faleceu a 03 de Fevereiro de 2011.

Nha Nácia Gomi, como era mais conhecida, foi uma das vozes da resistência cultural cabo-verdiana.

Considerada a ‘rainha do finaçon’, ficou também bastante conhecida como uma contadora de estórias. Muito da sua música era improvisada no momento.

Começou a cantar aos doze anos de idade, animando os casamentos e os baptizados por toda a ilha de Santiago. Participou em vários projectos dos quais resultaram estudos, teses, reportagens e discos que irão eternizar as memórias desta humilde senhora que nunca escreveu.

A cantora gravou três discos e participou em muitos mais como convidada. Em 2005 lançou dois álbuns, nomeadamente “Finkadu na Raiz” com o tocador de batuque Ntóni Dênti d´Ôro e “Ku ses Mocinhos”.

Maria Inácia Gomes Correia tornou-se assim numa figura incontornável no processo criativo da ilha de Santiago. O seu mérito é reconhecido dentro e fora do país.

Na edição anterior do Festival da Gamboa actuaram 15 artistas, sendo 14 nacionais, Rui Cruz & Bino Barros, Ravidson & 2 Much, Lippie & Tony Fika, Josslyn, Djodje, Dynamo, Ricky Boy, Kolabeat, Ritxa Kursha & Hélio Batalha e Tó Semedo.

O grupo francês Kassav foi cabeça de cartaz e único grupo internacional.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos