Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Música: “Fazê Gat” é o novo single do músico maiense Adê

Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) – O músico e compositor maiense Adê lança, esta quarta-feira, nas plataformas digitais, o seu novo single “Fazê Gat”, que é a segunda faixa do seu próximo álbum intitulado “Hello Cabo Verde”.

“Fazê Gat” conta com duas participações “especiais”, a cantora mindelense Jenifer Solidade e o músico brasileiro Mestrinho, considerado um dos “grandes” sanfoneiros da actualidade.

À Inforpress, o músico explicou que “fazê gat” é uma expressão muito usada na ilha do Maio, que consiste no acto de ajudar os pescadores a arrastar os botes de pesca, limpar os peixes e ajudar também na manutenção dos barcos. Os participantes desta “djunta mó”, como recompensa, levam para a casa uma mão cheia de peixe.

Segundo Adê, muitos homens de família da ilha garantem o sustento da família desta forma.

A faixa, que retrata uma vivência muito comum da sua ilha natal e que faz parte do seu novo projecto “Hello Cabo Verde”, traz, segundo o autor, uma roupagem moderna do estilo tradicional cabo-verdiano batuku.

Conforme revelou, o álbum contará com dez faixas que traduzem a música tradicional cabo-verdiana , reinterpretada com um estilo contemporâneo, com forte presença da música afro-brasileira e da África Continental.

Quatro anos após o lançamento do seu primeiro álbum em 2017, Adê , que vive no exterior, disse que sentiu a necessidade de buscar “mais” a sua identidade, daí que, através de estudos, fez um reencontro “profundo” com as suas raízes, principalmente as da ilha do Maio, originando o projecto “Hello Cabo Verde”.

O álbum, que conta com várias participações, inclusive internacionais, estava previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano, mas, de acordo com o músico, tendo em conta a mudança do mercado de música devido à pandemia, a data foi adiada para Setembro ou Outubro do corrente ano.

TC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos