Cidade da Praia, 14 Jan (Inforpress) – O colectivo de músicos “Acácia Maior”, criado pelos jovens artistas cabo-verdianos residentes em Portugal, Henrique Silva e Luís Firmino, lança o primeiro single do projecto “Cata Borre”.
Este tema, que conta com a presença de Lula’s dos Cachupa Psicadélica como voz principal, é uma mistura da morna, um estilo de Cabo Verde, “casado com um importado do outro lado do Atlântico, mas tão amado pelos cabo-verdianos”, o ‘reggae’.
Segundo explicou o artista Henrique Silva, citado pelo ‘site’ “Rimas e batidas de Portugal”, este tema fala sobre o povo cabo-verdiano e em particular dos artistas e músicos que estão no estrageiro a representar a música cabo-verdiana.
“É muito importante o sustento daquilo que fazemos, mas não é esse o principal foco, não é catar o barro, é representar a nossa cultura, é espalhar aquilo que sabemos fazer e o dinheiro será uma coisa que vem depois por acréscimo”, precisou o multi-instrumentista e produtor, Henrique Silva.
Estes dois jovens, que têm vindo a marcar presença nas rádios de Lisboa pela sua inovação, pretendem continuar a dar o seu contributo na sua cultura e na sua tradição e “transformá-la, fazê-la ir por outros caminhos”.
Acácia, que dá nome a este colectivo de músicos, segundo uma nota de imprensa da Insulada, é uma árvore predominante nas ilhas de Cabo Verde, com raízes bem “fincadas” no terreno tradicional.
“De ramos e folhas estendidas para o universo, traduz a liberdade das composições que se expressam nos mais variados estilos musicais. Do reggae ao zouk, da morna à mazurca, do hip hop ao funaná, passam pelas diferentes sonoridades com liberdade necessária promovendo a criação, fusão e tradição”, lê-se na nota.
Criação, fusão e tradição, de acordo com a Insulada, são o mote para a “viagem sem fronteiras” deste colectivo que, a cada obra, reúne artistas de diversas áreas em todo o processo, da escrita à masterização.
Depois de “Cata Borre”, o colectivo promete voltar em Fevereiro com novidades abordando a temática do carnaval.
Assim como no vídeo deste primeiro single, o colectivo irá contar com a participação das coristas Débora Paris e Eliana Rosa.
Ainda contam lançar perto do Verão de 2021, o seu primeiro álbum, com ritmos da morna, reggae, coladeira, mazurka, cola san jon, zouk e funaná, adiantou o multi-instrumentista ao ‘site’ português.
AM/DR
Inforpress/Fim