Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Museus de Cabo Verde perderam mais de 80% dos visitantes em 2020 – IPC

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) – Os museus em Cabo Verde registaram uma quebra de mais de 80% de visitantes em 2020, em relação a 2019, segundo informações do Instituto do Património Cultural (IPC).

De acordo com a página do IPC no Facebook, as 10 estruturas museológicas receberam um total de 3.656 visitantes no ano passado, dos quais a maioria foram estudantes, seguido dos turistas estrangeiros, sendo que mais de 90% destas visitas ocorreram no primeiro trimestre do ano, face aos 30 mil visitantes de 2019.

A descida, esta relacionada com o surgimento da pandemia da covid-19, que ditou, primeiramente, o encerramento temporário de todos os museus, por um período de três meses, e que obrigou também os museus a repensarem novas estratégias para atrair visitantes.

“Nesse sentido que foram disponibilizadas visitas virtuais em cinco estruturas museológicas, nomeadamente, Museu Etnográfico, da Tabanca, do Sal, Norberto Tavares e do Campo de Concentração do Tarrafal, que tiveram um alcance de 4.260 visitas”, avança a fonte.

O IPC revela que, em termos globais, ou seja, na componente física e virtual, os museus de Cabo Verde totalizaram 7.899 visitas em 2020.

Com a materialização de alguns projectos em 2019, os Museus de Cabo Verde registaram um aumento de 24% de visitantes em relação ao ano de 2018.

O IPC através da direcção dos museus tem sob a sua tutela 10 estruturas museológicas distribuídas pelas ilhas de Santiago, Sal, Brava, São Nicolau e São Vicente.

Tratam-se do Museu Etnográfico da Praia, Museu de Arqueologia, Museu da Resistência, Museu da Tabanca, Museu Norberto Tavares, Núcleo Museológico Cesária Évora, Museu do Mar, Museu do Sal, Casa Museu Eugénio Tavares e Casa da Morna Sodade, sendo estes dois últimos inaugurados em Dezembro último.

AV/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos