Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Museu da Educação promove a “I edição da Gala Professor Cabo-verdiano”

Cidade da Praia, 18 Mar. (Inforpress) –  O Museu da Educação realiza, a 27 de Abril, a “I edição da Gala Professor Cabo-verdiano” na Assembleia Nacional, visando premiar o melhor docente, iniciativa que trará ao país o educador nota 10 do Brasil, durante a semana do professorado.

O prémio, de acordo com a mentora do Museu da Educação, Clara Marques, consiste em ter cinco finalistas, mediante um regulamento criterioso de acordo com as instruções emanadas pela Unesco, tendo os candidatos sido submetidos a uma candidatura após concurso público e que contou com participações de todas as ilhas, excepto as do Maio e Brava.

Os melhores professores vão ser galardoados com um prémio “especial”, com a particularidade de ao Professor do Ano vier a ser atribuído a distinção “Embaixador do Professor” ao longo do ano, razão pela qual, antes da premiação terá de apresentar à organização um projecto de um ano de actividades, que no final consiste de um relatório a ser apresentado à ministra da Educação.

“Neste momento já tiramos dez semi-finalistas. Agora o corpo de jurado vai fazer os cinco semi-finalistas”, explicou Marques à Inforpress, sublinhando que o projecto lançado no ano passado, na Presidência da República, contou com a candidatura de 24 professores, do nível do Ensino Básico, estando reservado para 2020 a sua elevação aos docentes do Ensino Secundário e posteriormente aos do ensino Superior e do Pré-escolar.

“Depois de se proceder ao apuramento destes cinco semi-finalistas, a Gala do Professor do dia 27, vai definir o “Professor do Ano”, sendo que a véspera está dedicada ao ciclo de conferências, com o professor no centro da temática.

A ocasião, disse Clara Marques, também, vai ser aproveitada para o lançamento do livro de “Jogos, Contas e Cantigas de Rodas”, obra produzida pelo Museu da Educação.

O educador brasileiro nota 10, avançou, virá com a missão de dar o seu testemunho em relação aos métodos do ensino, com o intuito de partilhar os seus conhecimentos de forma a “serem inovadores, fazer coisas diferentes na sala de aulas”.

A organização já está em negociações com as casas comerciais, cinemas e restaurantes com vista à criação de um cartão personalizado para que todos os professores possam usufruir de um desconto especial nas suas compras durante a “Semana do professor que vai de 22 a 27 do corrente.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos