Museu da Educação promove a “I edição da Gala Professor Cabo-verdiano”

Cidade da Praia, 18 Mar. (Inforpress) –  O Museu da Educação realiza, a 27 de Abril, a “I edição da Gala Professor Cabo-verdiano” na Assembleia Nacional, visando premiar o melhor docente, iniciativa que trará ao país o educador nota 10 do Brasil, durante a semana do professorado.

O prémio, de acordo com a mentora do Museu da Educação, Clara Marques, consiste em ter cinco finalistas, mediante um regulamento criterioso de acordo com as instruções emanadas pela Unesco, tendo os candidatos sido submetidos a uma candidatura após concurso público e que contou com participações de todas as ilhas, excepto as do Maio e Brava.

Os melhores professores vão ser galardoados com um prémio “especial”, com a particularidade de ao Professor do Ano vier a ser atribuído a distinção “Embaixador do Professor” ao longo do ano, razão pela qual, antes da premiação terá de apresentar à organização um projecto de um ano de actividades, que no final consiste de um relatório a ser apresentado à ministra da Educação.

“Neste momento já tiramos dez semi-finalistas. Agora o corpo de jurado vai fazer os cinco semi-finalistas”, explicou Marques à Inforpress, sublinhando que o projecto lançado no ano passado, na Presidência da República, contou com a candidatura de 24 professores, do nível do Ensino Básico, estando reservado para 2020 a sua elevação aos docentes do Ensino Secundário e posteriormente aos do ensino Superior e do Pré-escolar.

“Depois de se proceder ao apuramento destes cinco semi-finalistas, a Gala do Professor do dia 27, vai definir o “Professor do Ano”, sendo que a véspera está dedicada ao ciclo de conferências, com o professor no centro da temática.

A ocasião, disse Clara Marques, também, vai ser aproveitada para o lançamento do livro de “Jogos, Contas e Cantigas de Rodas”, obra produzida pelo Museu da Educação.

O educador brasileiro nota 10, avançou, virá com a missão de dar o seu testemunho em relação aos métodos do ensino, com o intuito de partilhar os seus conhecimentos de forma a “serem inovadores, fazer coisas diferentes na sala de aulas”.

A organização já está em negociações com as casas comerciais, cinemas e restaurantes com vista à criação de um cartão personalizado para que todos os professores possam usufruir de um desconto especial nas suas compras durante a “Semana do professor que vai de 22 a 27 do corrente.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos