Museu da Educação e Associação dos Estudantes vão criar comissão instaladora da iniciativa Dia Nacional do Estudante

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – A directora do Museu da Educação e a Associação dos Estudantes de Cabo Verde reúnem-se na quinta-feira, 17, para criar um núcleo/comissão instaladora para preparar o dossiê para a iniciativa Dia Nacional do Estudante.

O evento, previsto para o dia em que se comemora o Dia Internacional dos Estudantes, 17 de Novembro, na Biblioteca Nacional, visa, segundo a promotora da iniciativa, Clara Marques, ajudar os alunos a reflectirem sobre todos os assuntos relacionados com a “sua vida estudantil”.

“Como já foi criado o Dia Nacional do Professor, achamos por bem começar a pensar nos estudantes. E como a associação já está organizada resolvemos assinalar o Dia Internacional dos Estudantes e criar um núcleo para preparar o dossier que será entregue para solicitação do Dia Nacional dos Estudantes”, disse Clara Marques à Inforpress.

Com esta iniciativa, sublinhou, pretende-se desenvolver o associativismo juvenil, a academia e incluir os pré-universitários, também, neste debate, para que possam “saber estar e desenvolver melhor” os problemas existentes nas escolas, sobre as avaliações e tudo quanto esteja relacionado com a vida do estudante nas escolas.

Por se tratar de uma iniciativa legislativa, Clara Marques avançou que o núcleo criado vai ter de organizar o dossiê, em que serão trabalhados e fundamentados todos os procedimentos e a escolha da data para o dia nacional, que será depois submetido à Assembleia Nacional.

Afirma pretender, antes do fim do ano, ter todos os documentos organizados para serem submetidos à Assembleia Nacional.

A data celebra-se anualmente a 17 de Novembro em memória e bravura de um grupo de estudantes da antiga Checoslováquia os quais, em 1939, lutaram heroicamente contra as tropas nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial.

O Dia Internacional dos Estudantes foi criado em Londres em 1941, pelo Conselho Internacional de Estudantes e é aproveitado para promoção de encontros entre estudantes de diferentes nacionalidades e exaltar a importância dos estudos e dos estudantes na construção da sociedade.

PC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos