Municípios do Sal e Vigarano Mainarda iniciam relação de amizade visando futura cooperação e geminação  

 

Espargos, 16 Nov. (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal e o Município de Vigarano Mainarda (Itália) iniciam hoje relação de amizade com a assinatura de um protocolo de intenção, visando futura cooperação e geminação, entre os dois municípios.

Dando início a esse processo de amizade e celebração de futura cooperação, a presidente da comuna de Vigarano Mainarda, Barbara Paron, encontra-se na ilha do Sal, a convite do edil Júlio Lopes, para uma visita de três dias para conhecer “in loco” a realidade socioeconómica da ilha.

O documento, que marca a vontade das partes em contribuir para que esse laço de amizade e cooperação sejam aprofundados, pretende desenvolver, nesta fase, programas de contactos, visitas de estudo, trabalho, estágio, conhecimento, formação e troca de experiências para o conhecimento mútuo das realidades de cada município, numa base de interesses e opções e de acordo com as possibilidades existentes em cada momento.

Proceder a intercâmbios económicos, em especial no domínio do turismo, desporto e cultura, podendo ainda abarcar os domínios sociais, educativos, ou outros, entre as populações dos dois municípios; promover o Sal como destino turístico na Itália e Vigarano Mainarda como destino cultural europeu em Cabo Verde; acolher estudantes dos dois municípios em campo de férias ou de estudos são, de entre outros, pilares que regem essa intenção.

Em poucas palavras, manifestando a importância dessa visita, Júlio Lopes destacou a ligação entre a ilha do Sal e Itália ao longo da história, desde a construção do aeroporto do Sal, emigração cabo-verdiana na Itália, também importante comunidade italiana em Cabo Verde, o investimento italiano no domínio do turismo na ilha, entre outros aspectos.

“Nós no Sal estamos a iniciar um processo de geminações e acordos com regiões de outros países como forma de, não só estreitar as relações de amizade e cooperação entre povos, mas também fazer a promoção turística do Sal e Cabo Verde. Penso que a cooperação descentralizada é um instrumento muito valioso para a promoção do destino turístico e atracção de investidores para o nosso país”, considerou.

Barbara Paron, que agora está a conhecer a realidade socioeconómica da ilha, manifestou-se igualmente satisfeita com esta visita e intenção de futura cooperação internacional entre Vigarano Mainarda e o Sal.

“A cooperação será concretizada depois de um profundo conhecimento recíproco entre os dois municípios que começa com esta minha visita, concluindo-se com a visita do presidente Júlio Lopes à Itália, a Vigarano Mainarda. Enquanto isso vamos realizando estudos, troca de experiência para conhecimento mútuo de cada município (…). Este protocolo espelha o valor e o empenho no sentido de melhorar a qualidade de vida dos nossos citadinos”, manifestou Barbara Paron.

Durante estes dias Barbara Paron terá oportunidade de visitar infra-estruturas equipamentos sociais, culturais e educativas, devendo concluir a sua primeira visita ao Sal com um jantar-convívio com a comunidade italiana residente, oferecido pela Associação Kriol-itá – Gallery, sediada na cidade de Santa Maria.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos